Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767
Tipo: TCC
Título : Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem
Autor : Oliveira, Samuel Rocha de Almeida de
Tutor: Lima, Luciana de
Palabras clave : Física - Estudo e ensino;Dinâmica;Objetos de aprendizagem;Aprendizagem significativa
Fecha de publicación : 2011
Citación : OLIVEIRA, S. R. A. Aprendizagem significativa do conceito de dinâmica: estudo das dificuldades de alunos do ensino médio ao utilizar um objeto de aprendizagem. 2011. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumen en portugués brasileño: Em uma sociedade em que as tecnologias se fazem presentes, seu uso pode ser um dos caminhos para a mudança da realidade do Ensino de Física nas escolas. O objetivo geral deste trabalho é analisar as dificuldades que os alunos do Ensino Médio encontram ao utilizar objetos de Aprendizagem para aprender o conceito de Dinâmica de uma maneira significativa. O processo de ensino-aprendizagem deste trabalho é fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quando se trata da utilização dos Objetos de Aprendizagem a base se encontra nos pressupostos teóricos de Tavares. Esta pesquisa, caracterizada como estudo exploratório, foi realizada com 16 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, em uma escola de ensino profissionalizante localizada no município de Fortaleza. Subdivide-se em duas etapas: a primeira para a investigação dos conhecimentos prévios dos alunos e a segunda para a aplicação do Objeto de Aprendizagem “Forças em uma dimensão”. A análise dos resultados desta pesquisa foi desenvolvida pela comparação dos resultados obtidos através da aplicação do questionário inicial e dos dados obtidos em relatório escrito após a utilização do Objeto de Aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho mostram que não houve modificações substantivas nos conceitos relacionados à segunda Lei de Newton quando utilizado apenas o recurso da aula expositiva seguida da utilização do Objeto de Aprendizagem. Apenas a utilização destes recursos por um tempo reduzido não resultou em mudanças conceituais que reflitam na aprendizagem dos alunos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31767
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_tcc_sraoliveira.pdf15,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.