Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3144
Type: | Dissertação |
Title: | Educação de Jovens e Adultos: implicações da presença Freireana na prática pedagógica de alfabetizadores. |
Title in English: | Education of young persons and adults: implications of the presence freireana in practice of alfabetizadores |
Authors: | Silva, Jamilastreia Alves da |
Advisor: | Furtado, Eliane Dayse Pontes |
Keywords: | Professores alfabetizadores - Educação(Educação permanente) - Fortaleza(CE);Alfabetização de adultos - Fortaleza(CE);Projeto Alfabetização é Cidadania(Fortaleza,CE);Educação de adultos - Fortaleza(CE);Jovens - Educação - Fortaleza(CE) |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | http://www.teses.ufc.br |
Citation: | SILVA, Jamilastreia Alves da. Educação de jovens e adultos: implicações da presença Freireana na prática pedagógica de alfabetizadores. 2007. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo teve como objetivo analisar a possível relação entre concepções freireanas que fundamentam a formação continuada dos alfabetizadores de jovens e adultos no Programa Alfabetização é Cidadania, executado pela Universidade Estadual do Ceará, e a prática pedagógica dos professores em sala de aula. Caracteriza-se por uma pesquisa-intervenção, realizada com cinco sujeitos atuantes na alfabetização de jovens e adultos. O trabalho dividiu-se em três etapas. Na primeira, ocorreu a obtenção de informações acerca do conhecimento prévio dos sujeitos; na seguinte foi feita a formação continuada; e na última foram realizadas visitas às salas de aula para se observar a incorporação ou não, pelos alfabetizadores, das idéias tratadas durante o período de formação. Os resultados apontam para a confirmação da importância do revigoramento das idéias do educador Paulo Freire no contexto dos programas relacionados à Educação de Jovens e Adultos. Além disso, há evidências de que os alfabetizadores possuem dificuldades em efetivar, na prática, as idéias freireanas estudadas nos encontros de formação. Apesar de serem unânimes em afirmar a sua importância para o sucesso da ação pedagógica, existem obstáculos à tentativa de romper com a educação tradicional, baseada no monólogo e na repetição. A falta de embasamento teórico-prático dos alfabetizadores, mesmo todos eles tendo já participado de várias capacitações oferecidas no âmbito do programa, merece maiores reflexões. E a constatação de mudanças nítidas na atitude dos alfabetizadores, após os encontros de formação, indicam que a abordagem e a metodologia adotadas na intervenção trazem contribuição efetiva à formação continuada dos professores. |
Abstract: | The present study had as objective to analyze the possible relation beetween “freirianas” conceptions that base the continued formation of the alphabetic teachers of Young and Adults in the Alphabetical Program is Citizenship, executed fot the State University of the Ceará, and pedagogical practicing of the teachers in the classroom. Characterized for a research-intervention, carried through with 5 (five) operating citizens in the alphabetical program of adults and youngs. The work was divided in three stages . In the fist one, the attainment of information concerning the previous knowledge of the ciitzens occured; in the following one the continued formation was made; and in the last one, had been carried through visits to the classrooms to observe the incorporation or not, for the alphabetical teachers, of the ideas treated during the period of formation. The results point with respect to the confirmation of the importance of the “revigoramento” of the ideas of the educator Paulo Freire in the context of the programs related to the Education of Youngs and Adults. Moreover, it has evidences of that alphabetical teachers have difficulties in accomplishing, in the pratical one, the “freirianas” ideas studied in the formation meetings. Although to be unanimous in affirming its importance for the success of the pedagogical action, obstacles to the attemp exist to breach with the traditional education, based in the monolog and the repetition. The lack of theoretician-practical basement of the alphabetical teachers, exactly having all these already participated of some qualifications offered in the scope of the Program, deserves greaters reflections. The constatation of clear changes in the attitude of the alphabetical teachers, after the formation meetings, indicates that the adopted boarding and the methodology in the intervention bring contribution accomplish to the continued formation of the teachers |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3144 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_JASilva.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.