Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt |
Autor : | Sousa, Alexandre Nunes de |
Palabras clave : | Jornal estudantil;Democracia;Hannah Arend |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | Sousa, A. N. (2011) |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do jornal estudantil não apenas como uma ferramenta pedagógica em seu sentido estrito, mas também como um formador de espaços públicos e democráticos de cidadania nas escolas. Para tanto foi utilizado como fio condutor de análise o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt. O estudo empírico aqui exposto foi realizado junto à experiência da ONG cearense “Comunicação e Cultura” e aos jornais que a mesma fomenta nas instituições de ensino da cidade de Maracanaú. Foram analisadas as edições de três destes jornais: Liberdade Jovem, O verbo, GAMPH. As reivindicações dos jornais pelo direito à fala, à opinião e à participação na gestão da política pública mostram-se como resultados desta experiência. |
Descripción : | SOUSA, Alexandre Nunes de. Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 13, Maceió, 15-17 jun. 2011. Anais... Maceió: Intercom, 2011. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178 |
ISSN : | 2177-790X |
Aparece en las colecciones: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_dis_ansousa.pdf | 256,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.