Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt |
Authors: | Sousa, Alexandre Nunes de |
Keywords: | Jornal estudantil;Democracia;Hannah Arend |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | Sousa, A. N. (2011) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do jornal estudantil não apenas como uma ferramenta pedagógica em seu sentido estrito, mas também como um formador de espaços públicos e democráticos de cidadania nas escolas. Para tanto foi utilizado como fio condutor de análise o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt. O estudo empírico aqui exposto foi realizado junto à experiência da ONG cearense “Comunicação e Cultura” e aos jornais que a mesma fomenta nas instituições de ensino da cidade de Maracanaú. Foram analisadas as edições de três destes jornais: Liberdade Jovem, O verbo, GAMPH. As reivindicações dos jornais pelo direito à fala, à opinião e à participação na gestão da política pública mostram-se como resultados desta experiência. |
Description: | SOUSA, Alexandre Nunes de. Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 13, Maceió, 15-17 jun. 2011. Anais... Maceió: Intercom, 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178 |
ISSN: | 2177-790X |
Appears in Collections: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_dis_ansousa.pdf | 256,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.