Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt |
Autor(es): | Sousa, Alexandre Nunes de |
Palavras-chave: | Jornal estudantil;Democracia;Hannah Arend |
Data do documento: | 2011 |
Citação: | Sousa, A. N. (2011) |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do jornal estudantil não apenas como uma ferramenta pedagógica em seu sentido estrito, mas também como um formador de espaços públicos e democráticos de cidadania nas escolas. Para tanto foi utilizado como fio condutor de análise o pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt. O estudo empírico aqui exposto foi realizado junto à experiência da ONG cearense “Comunicação e Cultura” e aos jornais que a mesma fomenta nas instituições de ensino da cidade de Maracanaú. Foram analisadas as edições de três destes jornais: Liberdade Jovem, O verbo, GAMPH. As reivindicações dos jornais pelo direito à fala, à opinião e à participação na gestão da política pública mostram-se como resultados desta experiência. |
Descrição: | SOUSA, Alexandre Nunes de. Jornal estudantil como espaço público de participação: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 13, Maceió, 15-17 jun. 2011. Anais... Maceió: Intercom, 2011. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30178 |
ISSN: | 2177-790X |
Aparece nas coleções: | ICA - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_dis_ansousa.pdf | 256,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.