Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29251
Tipo: | TCC |
Título : | Um estudo de caso da leitura na alfabetização de internos na Cadeia Pública de Caucaia-CE |
Autor : | Teodósio, Ana Célia da Guia |
Tutor: | Martins, Estefânia Maria Almeida |
Palabras clave : | Alfabetização;Educação;Ressocialização |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | Teodósio, A. C. G.;Martins, E. M. A. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem por escopo tratar das contribuições e dificuldades do processo educativo no sistema prisional especificamente da Cadeia Pública de Caucaia – Ceará - Brasil. Num primeiro momento abordamos algumas peculiaridades das instituições penais e alguns relatos históricos na prisão, no sentido da construção de uma socialização secundária, ressignificando a vida dos sujeitos; em seguida, discutimos a presença e a funcionalidade do programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA nesse espaço singular, apontando não só o caráter legal do atendimento em educação como prestação social por parte da instituição penal, mas também os fatores que motivam os internos a procurarem a estudar dentro do presídio. Para finalizar, ressaltamos a importância da pesquisa de compreender a instituição como um instrumento para potencializar as ações de reinserção do sujeito na sociedade. |
Descripción : | TEODÓSIO, Ana Célia da Guia. Um estudo de caso da leitura na alfabetização de internos na Cadeia Pública de Caucaia-CE. 2012. 42f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29251 |
Aparece en las colecciones: | EEJAPSP - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_acgteodosio.pdf | 542,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.