Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29251
Type: | TCC |
Title: | Um estudo de caso da leitura na alfabetização de internos na Cadeia Pública de Caucaia-CE |
Authors: | Teodósio, Ana Célia da Guia |
Advisor: | Martins, Estefânia Maria Almeida |
Keywords: | Alfabetização;Educação;Ressocialização |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Teodósio, A. C. G.;Martins, E. M. A. (2012) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem por escopo tratar das contribuições e dificuldades do processo educativo no sistema prisional especificamente da Cadeia Pública de Caucaia – Ceará - Brasil. Num primeiro momento abordamos algumas peculiaridades das instituições penais e alguns relatos históricos na prisão, no sentido da construção de uma socialização secundária, ressignificando a vida dos sujeitos; em seguida, discutimos a presença e a funcionalidade do programa de Educação de Jovens e Adultos - EJA nesse espaço singular, apontando não só o caráter legal do atendimento em educação como prestação social por parte da instituição penal, mas também os fatores que motivam os internos a procurarem a estudar dentro do presídio. Para finalizar, ressaltamos a importância da pesquisa de compreender a instituição como um instrumento para potencializar as ações de reinserção do sujeito na sociedade. |
Description: | TEODÓSIO, Ana Célia da Guia. Um estudo de caso da leitura na alfabetização de internos na Cadeia Pública de Caucaia-CE. 2012. 42f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29251 |
Appears in Collections: | EEJAPSP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_acgteodosio.pdf | 542,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.