Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29195
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação educacional no Centro Educacional São Francisco |
Autor : | Lima, Magna Maria Rebouças |
Tutor: | Barbosa, Maria José |
Palabras clave : | Adolescência;Avaliação;Humanização |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | Lima, M. M. R.; Barbosa, M. J. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | Esta monografia tem como objetivo identificar as dificuldades dos professores sobre o processo de avaliação dos educandos internos no Centro Educacional São Francisco (CESF). Com isso, seguem os objetivos específicos: identificar as práticas avaliativas nas turmas da Educação de Jovens e Adultos e conhecer a opinião docente sobre a avaliação da aprendizagem realizada na sala de aula. Para tanto, procurou-se contextualizar os direitos do adolescente em conflitos com a lei e suas conquistas frente às políticas públicas referentes aos mesmos. Levantou-se, também o conceito e as funções da avaliação e as técnicas e instrumentos aplicados para que a aprendizagem efetiva aconteça para os educandos daquela unidade assistencial. Assim, recorreu-se, para embasar teoricamente o assunto nas concepções de Camargo (2012), Kraemer (2005), Libâneo (2003), Oliveira (2003), Santos e Varela (2007), dentre outros especialistas que tratam do assunto. A pesquisa, quanto a metodologia é exploratória e descritiva na medida em que se explicam fenômenos, suas características, causas e relações com outros fatos. Quanto ao tipo é bibliográfica e de campo, apresentando os resultados a partir da análise dos dados coletados através das entrevistas realizadas com os professores em questão. A partir do exposto, pode-se concluir que para que se construa e reconstrua o significado da ação avaliativa de acompanhamento permanente do desenvolvimento do educando, é necessário revitalizá-lo no dinamismo que se encerra de ação-reflexão-ação. |
Descripción : | LIMA, Magna Maria Rebouças. Avaliação educacional no Centro Educacional São Francisco. 2012. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29195 |
Aparece en las colecciones: | EEJAPSP - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mmrlima.pdf | 229,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.