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dc.contributor.advisorBarbosa, Maria José-
dc.contributor.authorLima, Magna Maria Rebouças-
dc.date.accessioned2018-01-24T14:34:34Z-
dc.date.available2018-01-24T14:34:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLima, M. M. R.; Barbosa, M. J. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29195-
dc.descriptionLIMA, Magna Maria Rebouças. Avaliação educacional no Centro Educacional São Francisco. 2012. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.titleAvaliação educacional no Centro Educacional São Franciscopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem como objetivo identificar as dificuldades dos professores sobre o processo de avaliação dos educandos internos no Centro Educacional São Francisco (CESF). Com isso, seguem os objetivos específicos: identificar as práticas avaliativas nas turmas da Educação de Jovens e Adultos e conhecer a opinião docente sobre a avaliação da aprendizagem realizada na sala de aula. Para tanto, procurou-se contextualizar os direitos do adolescente em conflitos com a lei e suas conquistas frente às políticas públicas referentes aos mesmos. Levantou-se, também o conceito e as funções da avaliação e as técnicas e instrumentos aplicados para que a aprendizagem efetiva aconteça para os educandos daquela unidade assistencial. Assim, recorreu-se, para embasar teoricamente o assunto nas concepções de Camargo (2012), Kraemer (2005), Libâneo (2003), Oliveira (2003), Santos e Varela (2007), dentre outros especialistas que tratam do assunto. A pesquisa, quanto a metodologia é exploratória e descritiva na medida em que se explicam fenômenos, suas características, causas e relações com outros fatos. Quanto ao tipo é bibliográfica e de campo, apresentando os resultados a partir da análise dos dados coletados através das entrevistas realizadas com os professores em questão. A partir do exposto, pode-se concluir que para que se construa e reconstrua o significado da ação avaliativa de acompanhamento permanente do desenvolvimento do educando, é necessário revitalizá-lo no dinamismo que se encerra de ação-reflexão-ação.pt_BR
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