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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Fragilidade e formação: uma escrita em cinza
Título en inglés: Fragility and training
Autor : Silva, Carla Clauber da
Pillotto, Silvia Sell Duarte
Palabras clave : Formação;Cartografia;Fragilidade;Training
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : SILVA, Carla Clauber da; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Fragilidade e formação: uma escrita em cinza. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 10, p. 56-71, jul./dez. 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo inscreve-se no gênero ensaio, que apresenta características próprias, que por vezes não atendem às exigências de um texto acadêmico. Trata-se de uma escrita que se movimenta para pensar a formação de profissionais da educação atravessada pela experiência da fragilidade. Uma conversa a partir de uma relação de intimidade, de pensar a formação como ensaio: uma metáfora potente que pode trazer a possibilidade de criar outras paisagens no processo formativo da educação. Um percurso que encontra no método cartográfico a possibilidade de cartografar a fragilidade pelos seus afetamentos: a estranheza, a solidão e o esgotamento. A pesquisa avança em uma escrita reflexiva que, em seu movimento, cria novos problemas, entre eles o de entrelaçar pesquisador e pesquisa em um exercício do pensamento, um pesquisar pesquisando-se. Experiência da formação que singulariza, que escuta, que conversa, que acontece como surpresa. Os teóricos que povoam o caminho/ensaio percorrido neste artigo foram Agamben, Beckett, Skliar, Deleuze, Guattari, Larrosa, além de alguns autores da literatura, como Guimarães Rosa e Ítalo Calvino.
Abstract: This article falls within the assay genre, which has its own characteristics that do not always meet the requirements of an academic text. This is a script that leads one to envisage the training of professionals of education passing through the experience of fragility. A conversation from an intimate relationship, think of training as an assay: a powerful metaphor that can bring the possibility of creating other landscapes in the formative process of education. A path that finds in the mapping method the possibility of mapping the weakness through their feelings: strangeness, loneliness and exhaustion. The research advances in a reflexive writing that, in its movement, creates new problems, among them the one of interweaving researcher and research in an exercise of the thought, a researching itself.Experience the training which distinguishes, which listens, which converses, which comes as a surprise. Theorists who populate the path / assay covered in this article were Agamben, Beckett, Skliar, Deleuze, Guattari, Larrosa, as well as some literary authors such as, Guimarães Rosa and Ítalo Calvino.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28393
ISSN : 1980-4571 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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