Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carla Clauber da-
dc.contributor.authorPillotto, Silvia Sell Duarte-
dc.date.accessioned2017-12-08T19:24:06Z-
dc.date.available2017-12-08T19:24:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Clauber da; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. Fragilidade e formação: uma escrita em cinza. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 10, p. 56-71, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28393-
dc.description.abstractThis article falls within the assay genre, which has its own characteristics that do not always meet the requirements of an academic text. This is a script that leads one to envisage the training of professionals of education passing through the experience of fragility. A conversation from an intimate relationship, think of training as an assay: a powerful metaphor that can bring the possibility of creating other landscapes in the formative process of education. A path that finds in the mapping method the possibility of mapping the weakness through their feelings: strangeness, loneliness and exhaustion. The research advances in a reflexive writing that, in its movement, creates new problems, among them the one of interweaving researcher and research in an exercise of the thought, a researching itself.Experience the training which distinguishes, which listens, which converses, which comes as a surprise. Theorists who populate the path / assay covered in this article were Agamben, Beckett, Skliar, Deleuze, Guattari, Larrosa, as well as some literary authors such as, Guimarães Rosa and Ítalo Calvino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectFragilidadept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.titleFragilidade e formação: uma escrita em cinzapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo inscreve-se no gênero ensaio, que apresenta características próprias, que por vezes não atendem às exigências de um texto acadêmico. Trata-se de uma escrita que se movimenta para pensar a formação de profissionais da educação atravessada pela experiência da fragilidade. Uma conversa a partir de uma relação de intimidade, de pensar a formação como ensaio: uma metáfora potente que pode trazer a possibilidade de criar outras paisagens no processo formativo da educação. Um percurso que encontra no método cartográfico a possibilidade de cartografar a fragilidade pelos seus afetamentos: a estranheza, a solidão e o esgotamento. A pesquisa avança em uma escrita reflexiva que, em seu movimento, cria novos problemas, entre eles o de entrelaçar pesquisador e pesquisa em um exercício do pensamento, um pesquisar pesquisando-se. Experiência da formação que singulariza, que escuta, que conversa, que acontece como surpresa. Os teóricos que povoam o caminho/ensaio percorrido neste artigo foram Agamben, Beckett, Skliar, Deleuze, Guattari, Larrosa, além de alguns autores da literatura, como Guimarães Rosa e Ítalo Calvino.pt_BR
dc.title.enFragility and trainingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_ccsilvassdpillotto.pdf582,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.