Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26598
Tipo: | TCC |
Título : | O prossumerismo dos diários virtuais como ferramenta de comunicação e engajamento: estudo do caso Diário de Classe |
Autor : | Portella, Marcos Antônio da Ponte Albuquerque |
Tutor: | Silva, Soraya Madeira da |
Palabras clave : | Engajamento;Redes sociais;Cibercultura;Diário de Classe |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | PORTELLA, Marcos Antônio da Ponte Albuquerque. O prossumerismo dos diários virtuais como ferramenta de comunicação e engajamento: estudo do caso Diário de Classe. 2013. 60f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho é investigar como os discursos ciberativistas podem estimular os comportamentos de engajamento e uma cultura de participação, com o objetivo de lutar por transformações sociais. A partir da fan page Diário de Classe, desenvolvido pela estudante catarinense Isadora Faber, busca-se interpretar os comportamentos discursivos dos diários virtuais que se estabelecem como ferramenta de grande importância para o engajamento digital. As etapas deste trabalho compreendem: pesquisa bibliográfica relacionada à internet, interações mediadas por computador, redes sociais e cibercultura, ciberativismo e análise dos discursos por meio de livros, artigos e fontes eletrônicas. Como resultado percebe-se como os comportamentos no espaço hipermidiático tendem a uma cultura da participação, onde os indivíduos se sentem livres para expressar pensamentos e aglutinar pessoas nos mesmos ideiais, provocando o desejo de mudança social. Especificamente com a página Diário de Classe, teremos uma grande mobilização em torno das publicações diárias de Isadora para mostrar a realidade da educação pública brasileira, de modo a gerar o ativismo de outros indivíduos na luta pela educação de qualidade. Dessa forma, o projeto visa contribuir com o conhecimento cada vez mais aprofundado deste comportamento cada vez mais comum na internet. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26598 |
Aparece en las colecciones: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_mapaportela.pdf | 711,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.