Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26483
Tipo: | Resumo |
Título : | Aplicação do facebook para a discussão de casos clínicos pelos alunos do módulo de clínica fisioterapêutica em neurologia e psiquiatria da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência |
Autor : | Almeida, Wiviany Silva de Lima, Lidiane Andrea Oliveira Jucá, Renata Viana Brígido de Moura |
Palabras clave : | TDIC;Ensino;Fisioterapia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | ALMEIDA, Wiviany Silva; LIMA, Lidiane Andrea Oliveira; JUCÁ, Renata Viana Brígido de Moura. Aplicação do facebook para a discussão de casos clínicos pelos alunos do módulo de clínica fisioterapêutica em neurologia e psiquiatria da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
Resumen en portugués brasileño: | O Brasil tem passado por transformações no seu contexto educacional, como a criação de novas políticas educativas que objetivam a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em sala de aula. Muitos estudos têm demonstrado que estas tecnologias aguçam o interesse, a motivação e a criatividade dos alunos. Sendo uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, independe da categoria de ensino. O objetivo deste trabalho foi verificar o interesse e a motivação dos alunos do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará na utilização de uma ferramenta digital para a discussão de casos clínicos. A ferramenta utilizada foi o facebook. A aplicação foi realizada no mês de junho, durante dois dias, de forma on-line, por meio de um grupo fechado já utilizado pelos alunos e pelos monitores do módulo. Os alunos foram orientados a resolver um caso clínico sobre AVC, previamente elaborado, no grupo. Os alunos, após as devidas orientações, tiveram dois dias para participar do fórum e colocar as suas respostas. Este é formado por 39 membros (2 monitoras, 1 professora e 36 alunos). Durante os dois dias, houve 31 visualizações e 4 curtidas. Dos 36 alunos, apenas 2 resolveram e responderam o caso clínico. Apesar do facebook ser bastante difundido e utilizado pela sociedade que tem acesso à internet, inclusive pelos alunos que participaram deste trabalho, visto que todos têm acesso, houve pouca adesão à atividade proposta. Umas das considerações a serem feitas para a baixa motivação por parte dos alunos, é que os mesmos estavam em um período com grande carga de outras atividades e esta não era obrigatória. No entanto, apesar dos resultados prévios encontrados, a ferramenta escolhida é bastante utilizada no processo ensino-aprendizagem dos alunos, visto que, por meio desta, informações gerais sobre o módulo são trocadas entre os monitores, professores e alunos do módulo. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26483 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pvbede.pdf | 48,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.