Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Wiviany Silva de-
dc.contributor.authorLima, Lidiane Andrea Oliveira-
dc.contributor.authorJucá, Renata Viana Brígido de Moura-
dc.date.accessioned2017-10-09T11:54:58Z-
dc.date.available2017-10-09T11:54:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, Wiviany Silva; LIMA, Lidiane Andrea Oliveira; JUCÁ, Renata Viana Brígido de Moura. Aplicação do facebook para a discussão de casos clínicos pelos alunos do módulo de clínica fisioterapêutica em neurologia e psiquiatria da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26483-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titleAplicação do facebook para a discussão de casos clínicos pelos alunos do módulo de clínica fisioterapêutica em neurologia e psiquiatria da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil tem passado por transformações no seu contexto educacional, como a criação de novas políticas educativas que objetivam a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em sala de aula. Muitos estudos têm demonstrado que estas tecnologias aguçam o interesse, a motivação e a criatividade dos alunos. Sendo uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, independe da categoria de ensino. O objetivo deste trabalho foi verificar o interesse e a motivação dos alunos do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará na utilização de uma ferramenta digital para a discussão de casos clínicos. A ferramenta utilizada foi o facebook. A aplicação foi realizada no mês de junho, durante dois dias, de forma on-line, por meio de um grupo fechado já utilizado pelos alunos e pelos monitores do módulo. Os alunos foram orientados a resolver um caso clínico sobre AVC, previamente elaborado, no grupo. Os alunos, após as devidas orientações, tiveram dois dias para participar do fórum e colocar as suas respostas. Este é formado por 39 membros (2 monitoras, 1 professora e 36 alunos). Durante os dois dias, houve 31 visualizações e 4 curtidas. Dos 36 alunos, apenas 2 resolveram e responderam o caso clínico. Apesar do facebook ser bastante difundido e utilizado pela sociedade que tem acesso à internet, inclusive pelos alunos que participaram deste trabalho, visto que todos têm acesso, houve pouca adesão à atividade proposta. Umas das considerações a serem feitas para a baixa motivação por parte dos alunos, é que os mesmos estavam em um período com grande carga de outras atividades e esta não era obrigatória. No entanto, apesar dos resultados prévios encontrados, a ferramenta escolhida é bastante utilizada no processo ensino-aprendizagem dos alunos, visto que, por meio desta, informações gerais sobre o módulo são trocadas entre os monitores, professores e alunos do módulo.pt_BR
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pvbede.pdf48,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.