Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Wiviany Silva de | - |
dc.contributor.author | Lima, Lidiane Andrea Oliveira | - |
dc.contributor.author | Jucá, Renata Viana Brígido de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-09T11:54:58Z | - |
dc.date.available | 2017-10-09T11:54:58Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Wiviany Silva; LIMA, Lidiane Andrea Oliveira; JUCÁ, Renata Viana Brígido de Moura. Aplicação do facebook para a discussão de casos clínicos pelos alunos do módulo de clínica fisioterapêutica em neurologia e psiquiatria da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26483 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TDIC | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Aplicação do facebook para a discussão de casos clínicos pelos alunos do módulo de clínica fisioterapêutica em neurologia e psiquiatria da Universidade Federal do Ceará: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Brasil tem passado por transformações no seu contexto educacional, como a criação de novas políticas educativas que objetivam a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em sala de aula. Muitos estudos têm demonstrado que estas tecnologias aguçam o interesse, a motivação e a criatividade dos alunos. Sendo uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, independe da categoria de ensino. O objetivo deste trabalho foi verificar o interesse e a motivação dos alunos do módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará na utilização de uma ferramenta digital para a discussão de casos clínicos. A ferramenta utilizada foi o facebook. A aplicação foi realizada no mês de junho, durante dois dias, de forma on-line, por meio de um grupo fechado já utilizado pelos alunos e pelos monitores do módulo. Os alunos foram orientados a resolver um caso clínico sobre AVC, previamente elaborado, no grupo. Os alunos, após as devidas orientações, tiveram dois dias para participar do fórum e colocar as suas respostas. Este é formado por 39 membros (2 monitoras, 1 professora e 36 alunos). Durante os dois dias, houve 31 visualizações e 4 curtidas. Dos 36 alunos, apenas 2 resolveram e responderam o caso clínico. Apesar do facebook ser bastante difundido e utilizado pela sociedade que tem acesso à internet, inclusive pelos alunos que participaram deste trabalho, visto que todos têm acesso, houve pouca adesão à atividade proposta. Umas das considerações a serem feitas para a baixa motivação por parte dos alunos, é que os mesmos estavam em um período com grande carga de outras atividades e esta não era obrigatória. No entanto, apesar dos resultados prévios encontrados, a ferramenta escolhida é bastante utilizada no processo ensino-aprendizagem dos alunos, visto que, por meio desta, informações gerais sobre o módulo são trocadas entre os monitores, professores e alunos do módulo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pvbede.pdf | 48,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.