Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A contextualização justificada pela neurolingüística no ensino de LE |
Autor : | Silva, Rafael Ferreira da |
Palabras clave : | Ensino de LE;Neurolinguística;Compreensão da língua |
Fecha de publicación : | 2008 |
Editorial : | PUC-RJ |
Citación : | SILVA, Rafael Ferreira da. A contextualização justificada pela neurolinguística no ensino de LE. In: MEYER, Rosa Marina de Brito; REBELO, Ida Maria da Mota (Orgs.). Português para Estrangeiros: Territórios e fronteiras. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2008, 8p. |
Resumen en portugués brasileño: | Traçando um estudo histórico dos estudos cognitivos, verifica-se que entendemos a linguagem natural porque temos um duplo conhecimento: lingüístico (sintático, semântico e pragmático) e experimental (conhecimento de mundo). Este conhecimento que vem do exterior é armazenado em nós sob a forma de representação interna do conhecimento. A compreensão da linguagem é um processo cooperativo onde há quem emite e quem recebe. O significado de qualquer enunciado vai além de sua análise lingüística, devido à atividade do receptor que, compreendendo, reconstrói. Ele completa a informação que chega devido ao próprio patrimônio de conhecimento e de experiência. O entendimento implica a construção de uma representação mental do conteúdo. Assim é recriado, baseando-se no conhecimento de mundo e também no conhecimento lingüístico da linguagem natural em questão, seja o português, o inglês, etc. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26314 |
ISBN : | 978-85-61512-00-2 |
Aparece en las colecciones: | DLE - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_capliv_rfsilva.pdf | 40,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.