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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14370
Type: | Tese |
Title: | Gabriela, Cravo e Canela: subjetividade feminina e resistência na obra de Jorge Amado |
Title in English: | Gabriela, Clavo y Canela: subjetividad femenina y resistencia en la obra de Jorge Amado |
Authors: | Brugge, Úrsula Lima |
Advisor: | Vasconcelos, José Gerardo |
Keywords: | Amado, Jorge, 1912-2001. Gabriela, Cravo e Canela: crônica de uma cidade do interior – Crítica e interpretação;Amado, Jorge, 1912-2001 – Personagens – Mulheres;Subjetividade na literatura;Mulheres – Educação – Bahia – Sec. XX;Educación de la mujer;Gabriela, Clavo y Canela |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | BRUGGE, Úrsula Lima. Gabriela, Cravo e Canela: Subjetividade feminina e resistência na obra de Jorge Amado. 2015. 181f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste trabalho é feita uma análise da obra Gabriela, Cravo e Canela de Jorge Amado, buscando responder duas questões principais: 1) como se dão os processos de subjetivação/formação das mulheres dentro do romance Gabriela, Cravo e Canela? 2) Até que ponto as personagens femininas desse romance – especialmente a protagonista – representam resistências aos modos de subjetivação das mulheres na sociedade brasileira descrita na narrativa? Nesse sentido, o primeiro objetivo desta pesquisa é o de descrever os modos de subjetivação/educação das mulheres dentro do referido romance, elucidando, dessa forma, os modos socialmente normatizados de produção do feminino. Por outro lado, também é objetivo desta pesquisa a análise das personagens femininas em suas manifestações de resistência a esses mesmo modos de subjetivação das mulheres outrora descritos. O trabalho se desenvolve a partir de uma perspectiva interdisciplinar, pressupondo a relação entre o romance e o contexto sociocultural que este narra, buscando explicitar as articulações existentes entre o plano romanesco e o plano social. Nessa perspectiva, é utilizado, como embasamento teórico-metodológico, certas formulações advindas do campo da História, da Filosofia e da Educação. O trabalho está dividido em Introdução, quatro capítulos e conclusão: na introdução estão a localização e apresentação da problemática de estudo, uma discussão a respeito do que é literatura e um breve resumo da obra em análise. O primeiro capítulo é dedicado a Malvina, uma personagem que se destaca por seu caráter revolucionário e questionador da ordem estabelecida; o segundo, é dedicado a Sinhazinha, a esposa adultera de um coronel que, por conta desse romance extraconjugal, acaba assassinada pelo marido logo nas primeiras páginas do livro; o terceiro é dedicado a Glória, a qual, ao contrário das duas personagens que protagonizam os dois primeiros capítulos, não se trata de uma mulher de família, mas da amante de um coronel – nesse capítulo há uma discussão a respeito de prostituição; por fim, após ter-se demonstrado todas as características que, de alguma forma, comprovam certas resistências das demais personagens em relação ao sistema, mas que não são suficientemente fortes para fazer delas verdadeiras tangencialidades ao que estava posto às mulheres, fossem elas de família ou prostituídas, tem-se o quarto capítulo dedicado a Gabriela, a mulher que não precisava de perfumes e roupas de seda para ser a mais bela, que não precisava de casamento para amar, que não precisava de luxos para ser feliz. Gabriela, o contrário perfeito dos contrários da obra. |
Abstract in Spanish: | En este trabajo es hecho un análisis de la obra Gabriela, Clavo y Canela de Jorge Amado, buscando a responder dos cuestiones principales: 1) ¿Cómo se dan los procesos de subjetivación/formación de las mujeres dentro de la novela Gabriela, Clavo y Canela? 2) ¿Hasta que punto los personajes femeninos de esta novela – especialmente la protagonista – representan resistencia a los modos de subjetivación de las mujeres en la sociedad brasileña descrita en la narrativa? En este sentido, el primer objetivo de esta pesquisa es lo de describir los modos de subjetivación/educación de las mujeres dentro de la referida novela, aclarando, de esta manera, los modos socialmente normalizados de producción del femenino. Por el otro lado, también es objetivo de esta pesquisa el análisis de los personajes femeninos en sus manifestaciones de resistencia a estos mismos modos de subjetivación de las mujeres otrora descritos. El trabajo se desarrolla a partir de una perspectiva interdisciplinar, presuponiendo la relación entre la novela y el contexto sociocultural que este narra, buscando mostrar las articulaciones existentes entre el plano romanesco y el plano social. En esta perspectiva, es utilizado, como aporte teórico-metodológico, algunas formulaciones advenidas del campo de la Historia, de la Filosofía y de la Educación. El trabajo está dividido em Introducción, cuatro capítulos y conclusión: em la introducción están la localización de la problemática del estudio, una discusión a respecto de lo que es literatura y un breve resumen de la obra en análisis. El primer capítulo es dedicado a Malvina, un personaje que se destaca por su carácter revolucionario y cuestionador del ordenen establecido; el segundo, es dedicado a Sinhazinha, la esposa adultera de un coronel que, debido a este romance extraconyugal, es asesinada por su esposo logo en las primeras páginas del libro; el tercero es dedicado a Gloria, a cual, al revés de los dos personajes que protagonizan los dos primeros capítulos, no es una mujer de familia, pero la amante de un coronel – en este capítulo hay una discusión a respecto de prostitución; por fin, después de haberse demostrado todas las características que, de algún modo, comprueban ciertas resistencias de los demás personajes femeninos en relación al sistema, pero que no son suficientemente fuertes para hacer de ellas verdaderas tangencialidades al que estaba puesto a las mujeres, fueran ellas de família o prostituidas, hay el cuarto capítulo dedicado a Gabriela, la mujer que no necesitaba de perfumes y ropas de seda para ser la más bella, que no necesitaba de boda para amar, que no necesitaba de lujos para serse feliz. Gabriela, el contrario perfecto de los contrarios de la obra. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14370 |
Appears in Collections: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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