Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fátima Sampaio | - |
dc.contributor.author | Castelo, Lúcia Sampaio | - |
dc.contributor.author | Julião, Célia | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T18:40:21Z | - |
dc.date.available | 2015-11-24T18:40:21Z | - |
dc.date.issued | 1989 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fátima Sampaio; CASTELO, Lúcia Sampaio; JULIÃO, Célia. Efeitos da pré-escola sobre o desenvolvimento e o rendimento escolar de crianças de um bairro periférico de Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 103-117, 1989. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14103 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Periferia de Fortaleza | pt_BR |
dc.title | Efeitos da pré-escola sobre o desenvolvimento e o rendimento escolar de crianças de um bairro periférico de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A expansão de programas governamentais de atendimento ao pré-escolar faz parte das estratégias propostas para reduzir a incidência de reprovação e evasão entre crianças das classes populares da 1ª série do 1º grau. Embora este atendimento atinja apenas aproximadamente 15,42% das crianças entre 2 e 5 anos (Ferrari e Gaspari,1980), a cifra representa aumento considerável em relação aos números registrados em décadas anteriores. No entanto, desde que a referida expansão é um fenômeno recente no Brasil, pouco se sabe ainda se os programas pré-escolares existentes efetivamente contribuem para o desenvolvimento físico-motor, cognitivo e sócio-afetivo das crianças e se previnem o fracasso escolar nas séries iniciais do 1.° grau. Mesmo em países desenvolvidos, onde os efeitos da educação pré-escolar foram extensivamente pesquisados, considerável polêmica ainda persiste em relação ao escopo e à permanência destes efeitos. Constata-se claramente esta polêmica, examinando-se os resultados discrepantes de inúmeros estudos conduzidos nos Estados Unidos para avaliar o programa "Head Start"... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1989_art_fssilvalscastelo.pdf | 15,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.