Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fátima Sampaio-
dc.contributor.authorCastelo, Lúcia Sampaio-
dc.contributor.authorJulião, Célia-
dc.date.accessioned2015-11-24T18:40:21Z-
dc.date.available2015-11-24T18:40:21Z-
dc.date.issued1989-
dc.identifier.citationSILVA, Fátima Sampaio; CASTELO, Lúcia Sampaio; JULIÃO, Célia. Efeitos da pré-escola sobre o desenvolvimento e o rendimento escolar de crianças de um bairro periférico de Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 103-117, 1989.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14103-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPeriferia de Fortalezapt_BR
dc.titleEfeitos da pré-escola sobre o desenvolvimento e o rendimento escolar de crianças de um bairro periférico de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA expansão de programas governamentais de atendimento ao pré-escolar faz parte das estratégias propostas para reduzir a incidência de reprovação e evasão entre crianças das classes populares da 1ª série do 1º grau. Embora este atendimento atinja apenas aproximadamente 15,42% das crianças entre 2 e 5 anos (Ferrari e Gaspari,1980), a cifra representa aumento considerável em relação aos números registrados em décadas anteriores. No entanto, desde que a referida expansão é um fenômeno recente no Brasil, pouco se sabe ainda se os programas pré-escolares existentes efetivamente contribuem para o desenvolvimento físico-motor, cognitivo e sócio-afetivo das crianças e se previnem o fracasso escolar nas séries iniciais do 1.° grau. Mesmo em países desenvolvidos, onde os efeitos da educação pré-escolar foram extensivamente pesquisados, considerável polêmica ainda persiste em relação ao escopo e à permanência destes efeitos. Constata-se claramente esta polêmica, examinando-se os resultados discrepantes de inúmeros estudos conduzidos nos Estados Unidos para avaliar o programa "Head Start"...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_art_fssilvalscastelo.pdf15,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.