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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14049
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O currículo e a produção do conhecimento (Vinculação entre educação, trabalho e cidadania na perspectiva das classes populares) |
Autor(es): | Tesser, Ozir |
Palavras-chave: | O currículo;Homem, natureza e sociedade;Positividade e negatividade |
Data do documento: | 1987 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | TESSER, Ozir. O currículo e a produção do conhecimento(Vinculação entre educação, trabalho e cidadania na perspectiva das classes populares). Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 27-40, 1987. |
Resumo: | O saber sistematizado com que o currículo trabalha deve ter presente alguns pontos e algumas características, sobre os quais gostaríamos de refletir neste momento. Antes de tudo é preciso ter presente que o currículo representa um saber que não tem sua origem principal na escola, mas fora dela. Este saber se constrói na história dos homens e tem fundamentalmente sua origem fora da educação e da escola, embora possa ser transmitido por ambas. Este saber é o fruto do confronto do homem com a natureza em busca da sua subsistência, do progresso, do domínio sobre as forças físicas - fruto também das relações sociais que, ao dominar o cosmos, os homens travam entre si. Fazendo história, o homem constrói o saber mediante esta ação complexa e rica que a humanidade convencionou denominar "trabalho". A relação do homem com a natureza e com a sociedade é mediada fundamentalmente pelo trabalho... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14049 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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