Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13301
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Educação Ambiental e Patrimonial a partir dos afetos da juventude de Jacarecanga¹ |
Autor : | Monteiro, Tuanne Freire Silva, Bruna de Souza Silva e Silva, Joel Alves da Ferreira, Thais Leite Morais Batista, Vanessa Louise Bomfim, Zulmira Áurea Cruz |
Palabras clave : | Psicologia Ambiental;Patrimônio Cultural;Afetividade;Juventude |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Revista Extensão em Ação |
Citación : | MONTEIRO, T. F.; SILVA, B. S. S.; SILVA, J. A.; FERREIRA, T. L. M.; BATISTA, V. L.; BOMFIM, Z. A. C. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | O projeto de extensão Diagnóstico-ação pelos Mapas Afetivos tem buscado reconhecer a forma como os indivíduos percebem e vivenciam seus locais de moradia pelos afetos. Neste ano, iniciamos uma pesquisa-ação voltada para a valorização dos patrimônios do bairro Jacarecanga por parte dos jovens, procurando avaliar o que pensam da cidade e desenvolver nesta faixa etária, processos de apropriação do espaço e de pertencimento ao lugar. Por meio da aplicação do instrumento gerador dos mapas, e análise destes percebemos quais imagens o bairro apresenta, como este é vivenciado e representado pela juventude. A partir disso, buscamos desenvolver intervenções embasadas na Educação Patrimonial e Ambiental. |
Abstract: | The extension project Diagnostics action by Affective Maps has sought to recognize how individuals perceive and experience their dwelling places by the affections. This year, we initiated an action research focused on the valuation of the assets of the neighborhood Jacarecanga by young people, trying to evaluate what they think of the city and develop this age group processes of appropriation of space and of belonging to the place. Through the application of the instrument to generate the maps, and analysis of these images which we perceive the neighborhood presents, and how this is represented by experienced youth. From this, we seek to develop interventions based in the Environmental and Heritage Education. |
Descripción : | MONTEIRO, Tuanne Freire; SILVA, Bruna de Souza Silva e; SILVA, Joel Alves da et al. Educação Ambiental e Patrimonial a partir dos afetos da juventude de Jacarecanga¹. Revista Extensão em Ação. Fortaleza, v. 2, n. 3, 2012. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/66/57>. Acesso em: 17 set. 2015. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13301 |
ISSN : | 2316-400X |
Aparece en las colecciones: | PREX - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_tfmonteiro.pdf | 315,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.