Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13201
Tipo: Tese
Título: Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famílias
Título em inglês: Where our family walked: paths and narrative of the history afro-descendant families in the post-abolition
Autor(es): Sousa, Kássia Mota de
Orientador: Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palavras-chave: Family history;History of Afro-descendant population;Famílias negras - Juazeiro do Norte(CE);Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Juazeiro do Norte(CE);Educação multicultural - Juazeiro do Norte(CE);Juazeiro do Norte(CE) - Relações raciais
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SOUSA, Kássia Mota de. Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famílias. 2015. 173f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A tese parte da história da família Sousa, durante meados do século XX e XXI, em Juazeiro do Norte, para reconstruir a história da cidade, demarcando a presença afrodescendente e sua importância no desenvolvimento cultural, urbano de Juazeiro do Norte. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a sistematização do campo teórico da Afrodescendência, um campo de pesquisa que parte da particularidade, do local, em busca de construir uma história da população afrodescendente produzida por ela mesma, e onde os protagonistas sejam esta população e seus ancestrais que construíram e constroem a riqueza deste país. A tese tem como objetivo principal ser mais um instrumento de luta e teórico para a implementação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, na medida em que esta tese subsidia a produção de material didático. Metodologicamente traçamos um caminho particular que entrelaça as metodologias advindas da revolução historiográfica da escola dos Annales: autobiografia, histórias de vida, narrativas, oralidade, memórias de velhos, fotografias... ao uso das redes sociais virtuais para construir a história do tempo presente, numa perspectiva fundamentada na importância do desenvolvimento da Afrodescendência como campo de saber. E neste sentido, rever a história da população afrodescendente no Ceará, inscrevendo-a num período em que a produção historiográfica existente a invizibilizou.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13201
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_kmsousa.pdf8,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.