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dc.contributor.advisorCunha Júnior, Henrique Antunes-
dc.contributor.authorSousa, Kássia Mota de-
dc.date.accessioned2015-08-28T13:29:57Z-
dc.date.available2015-08-28T13:29:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Kássia Mota de. Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famílias. 2015. 173f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13201-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectFamily historypt_BR
dc.subjectHistory of Afro-descendant populationpt_BR
dc.subjectFamílias negras - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Juazeiro do Norte(CE)pt_BR
dc.subjectJuazeiro do Norte(CE) - Relações raciaispt_BR
dc.titlePor onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famíliaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA tese parte da história da família Sousa, durante meados do século XX e XXI, em Juazeiro do Norte, para reconstruir a história da cidade, demarcando a presença afrodescendente e sua importância no desenvolvimento cultural, urbano de Juazeiro do Norte. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a sistematização do campo teórico da Afrodescendência, um campo de pesquisa que parte da particularidade, do local, em busca de construir uma história da população afrodescendente produzida por ela mesma, e onde os protagonistas sejam esta população e seus ancestrais que construíram e constroem a riqueza deste país. A tese tem como objetivo principal ser mais um instrumento de luta e teórico para a implementação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, na medida em que esta tese subsidia a produção de material didático. Metodologicamente traçamos um caminho particular que entrelaça as metodologias advindas da revolução historiográfica da escola dos Annales: autobiografia, histórias de vida, narrativas, oralidade, memórias de velhos, fotografias... ao uso das redes sociais virtuais para construir a história do tempo presente, numa perspectiva fundamentada na importância do desenvolvimento da Afrodescendência como campo de saber. E neste sentido, rever a história da população afrodescendente no Ceará, inscrevendo-a num período em que a produção historiográfica existente a invizibilizou.pt_BR
dc.title.enWhere our family walked: paths and narrative of the history afro-descendant families in the post-abolitionpt_BR
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