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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cunha Júnior, Henrique Antunes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Kássia Mota de | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-28T13:29:57Z | - |
dc.date.available | 2015-08-28T13:29:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Kássia Mota de. Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famílias. 2015. 173f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13201 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Family history | pt_BR |
dc.subject | History of Afro-descendant population | pt_BR |
dc.subject | Famílias negras - Juazeiro do Norte(CE) | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Juazeiro do Norte(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural - Juazeiro do Norte(CE) | pt_BR |
dc.subject | Juazeiro do Norte(CE) - Relações raciais | pt_BR |
dc.title | Por onde andou nossa família: veredas e narrativas da história de famílias | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A tese parte da história da família Sousa, durante meados do século XX e XXI, em Juazeiro do Norte, para reconstruir a história da cidade, demarcando a presença afrodescendente e sua importância no desenvolvimento cultural, urbano de Juazeiro do Norte. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a sistematização do campo teórico da Afrodescendência, um campo de pesquisa que parte da particularidade, do local, em busca de construir uma história da população afrodescendente produzida por ela mesma, e onde os protagonistas sejam esta população e seus ancestrais que construíram e constroem a riqueza deste país. A tese tem como objetivo principal ser mais um instrumento de luta e teórico para a implementação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, na medida em que esta tese subsidia a produção de material didático. Metodologicamente traçamos um caminho particular que entrelaça as metodologias advindas da revolução historiográfica da escola dos Annales: autobiografia, histórias de vida, narrativas, oralidade, memórias de velhos, fotografias... ao uso das redes sociais virtuais para construir a história do tempo presente, numa perspectiva fundamentada na importância do desenvolvimento da Afrodescendência como campo de saber. E neste sentido, rever a história da população afrodescendente no Ceará, inscrevendo-a num período em que a produção historiográfica existente a invizibilizou. | pt_BR |
dc.title.en | Where our family walked: paths and narrative of the history afro-descendant families in the post-abolition | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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