Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12081
Type: Artigo de Periódico
Title: Uma experiência de pós-alfabetização com adolescentes carentes na periferia urbana de Fortaleza
Authors: Dallago, Maria Lúcia Lopes
Keywords: Sistema educacional brasileiro;Adolescente carente;Aspectos da conscientização social;Analfabetismo;Marginalidade
Issue Date: 1984
Publisher: Revista Educação e Debate
Citation: DALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Uma experiência de pós-alfabetização com adolescentes carentes na periferia urbana de Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p.127-136, 1983/1984.7
Abstract in Brazilian Portuguese: O planejamento desta experiência foi orientado no sentido de se colocar o adolescente marginalizado do sistema regular de ensino frente a lima situação pedagógica integradora buscando minimizar a distância cultural que existe entre o mundo social apresentado pela "escola" e aquele com o qual, efetivamente, convive o adolescente das periferias urbanas. A esse respeito, reconhece-se hoje com frequência que a extensão da escola à população "excluída" tem se efetivado seguindo os mesmos moldes de currículo e de organização planejados para a clientela tradicional do sistema educativo: as camadas médias urbanas. Obviamente, e como diz Tedesco (1983), o fato de se assinalar este aspecto não implica em desconhecer o peso das variáveis extra-escolares na determinação do rendimento educativo senão enfatizar a forma específica através da qual o sistema educativo reforça o efeito das variáveis externas. Essa análise tem levado à conclusão de que a oferta escolar, com aquelas características, permite que uma das experiências de aprendizagem mais significativas que realizam os alunos seja a do fracasso escolar...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12081
ISSN: 0102-111
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1984_art_mlldallago.pdf4,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.