Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDallago, Maria Lúcia Lopes-
dc.date.accessioned2015-05-15T10:25:08Z-
dc.date.available2015-05-15T10:25:08Z-
dc.date.issued1984-
dc.identifier.citationDALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Uma experiência de pós-alfabetização com adolescentes carentes na periferia urbana de Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p.127-136, 1983/1984.7-
dc.identifier.issn0102-111-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12081-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação e Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema educacional brasileiropt_BR
dc.subjectAdolescente carentept_BR
dc.subjectAspectos da conscientização socialpt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectMarginalidadept_BR
dc.titleUma experiência de pós-alfabetização com adolescentes carentes na periferia urbana de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO planejamento desta experiência foi orientado no sentido de se colocar o adolescente marginalizado do sistema regular de ensino frente a lima situação pedagógica integradora buscando minimizar a distância cultural que existe entre o mundo social apresentado pela "escola" e aquele com o qual, efetivamente, convive o adolescente das periferias urbanas. A esse respeito, reconhece-se hoje com frequência que a extensão da escola à população "excluída" tem se efetivado seguindo os mesmos moldes de currículo e de organização planejados para a clientela tradicional do sistema educativo: as camadas médias urbanas. Obviamente, e como diz Tedesco (1983), o fato de se assinalar este aspecto não implica em desconhecer o peso das variáveis extra-escolares na determinação do rendimento educativo senão enfatizar a forma específica através da qual o sistema educativo reforça o efeito das variáveis externas. Essa análise tem levado à conclusão de que a oferta escolar, com aquelas características, permite que uma das experiências de aprendizagem mais significativas que realizam os alunos seja a do fracasso escolar...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_mlldallago.pdf4,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.