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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dallago, Maria Lúcia Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T10:25:08Z | - |
dc.date.available | 2015-05-15T10:25:08Z | - |
dc.date.issued | 1984 | - |
dc.identifier.citation | DALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Uma experiência de pós-alfabetização com adolescentes carentes na periferia urbana de Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p.127-136, 1983/1984.7 | - |
dc.identifier.issn | 0102-111 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12081 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação e Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Adolescente carente | pt_BR |
dc.subject | Aspectos da conscientização social | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Marginalidade | pt_BR |
dc.title | Uma experiência de pós-alfabetização com adolescentes carentes na periferia urbana de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O planejamento desta experiência foi orientado no sentido de se colocar o adolescente marginalizado do sistema regular de ensino frente a lima situação pedagógica integradora buscando minimizar a distância cultural que existe entre o mundo social apresentado pela "escola" e aquele com o qual, efetivamente, convive o adolescente das periferias urbanas. A esse respeito, reconhece-se hoje com frequência que a extensão da escola à população "excluída" tem se efetivado seguindo os mesmos moldes de currículo e de organização planejados para a clientela tradicional do sistema educativo: as camadas médias urbanas. Obviamente, e como diz Tedesco (1983), o fato de se assinalar este aspecto não implica em desconhecer o peso das variáveis extra-escolares na determinação do rendimento educativo senão enfatizar a forma específica através da qual o sistema educativo reforça o efeito das variáveis externas. Essa análise tem levado à conclusão de que a oferta escolar, com aquelas características, permite que uma das experiências de aprendizagem mais significativas que realizam os alunos seja a do fracasso escolar... | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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