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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11352
Tipo: | Dissertação |
Título : | Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência FEDATHI: o caso da licenciatura em matemática do IFCE |
Título en inglés: | Analysis of vision of teacher-tutor on the suitability of material teaching of mathematics in the light of the following FEDATHI: the case of degree in mathematics of IFCE |
Autor : | Moreira, Marília Maia |
Tutor: | Joye, Cassandra Ribeiro |
Palabras clave : | Analysis of teacher-tutor vision;Educational material;Fedathi, Sequência;Material didático digital – Fortaleza (CE);Ensino semipresencial – Fortaleza (CE) |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | MOREIRA, Marília Maia. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência FEDATHI: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. 146f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa teve como foco a análise da visão do professor-tutor sobre a adequação do material didático de Matemática à modalidade semipresencial de ensino superior. Como parte do arcabouço teórico necessário para se realizar essa análise, fez-se uma retrospectiva histórica do ensino de Matemática (com ênfase no ensino de Cálculo) em duas das principais instituições de ensino superior do país: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo, desde o Império até os dias atuais. Também foi desenvolvida nesta pesquisa uma análise comparativa de livros-textos que foram usados como base para o ensino de cálculo nessas instituições de ensino superior. Discutiu-se ainda o conceito de material didático para ensino superior a distância, assim como se descreveu o material didático de Matemática para essa modalidade de ensino. A abordagem metodológica tratou-se de uma pesquisa-ação, na qual se partiu de um estudo particular de um objeto para se chegar a conclusões gerais. Na coleta dos dados, foram ouvidos os professores-tutores, oriundos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mediante entrevistas, utilizando-se de um questionário constituído de questões abertas. A metodologia de base para a construção desse questionário se pautou na teoria Sequência FEDATHI. A pesquisa ainda tratou de verificar se há evidências da presença de uma transposição didática, especificamente a presença da teoria Sequência FEDATHI, no Material Didático de Cálculo I produzido pelo IFCE para o curso semipresencial de Licenciatura em Matemática. Dessa verificação, constatou-se que a proposta de se utilizar a Sequência FEDATHI como uma das metodologias de base para a construção de um material didático de Matemática para ensino a distância é um ideal que ainda não foi alcançado. Outra constatação é que o atual material didático de Cálculo I ainda não está didaticamente adequado ao seu público-alvo e deve passar por uma reformulação didática. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11352 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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