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dc.contributor.advisorJoye, Cassandra Ribeiro-
dc.contributor.authorMoreira, Marília Maia-
dc.date.accessioned2015-04-15T13:27:54Z-
dc.date.available2015-04-15T13:27:54Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMOREIRA, Marília Maia. Análise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência FEDATHI: o caso da licenciatura em matemática do IFCE. 2014. 146f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11352-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAnalysis of teacher-tutor visionpt_BR
dc.subjectEducational materialpt_BR
dc.subjectFedathi, Sequênciapt_BR
dc.subjectMaterial didático digital – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectEnsino semipresencial – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.titleAnálise da visão do professor-tutor sobre a adequabilidade do material didático de matemática à luz da sequência FEDATHI: o caso da licenciatura em matemática do IFCEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como foco a análise da visão do professor-tutor sobre a adequação do material didático de Matemática à modalidade semipresencial de ensino superior. Como parte do arcabouço teórico necessário para se realizar essa análise, fez-se uma retrospectiva histórica do ensino de Matemática (com ênfase no ensino de Cálculo) em duas das principais instituições de ensino superior do país: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo, desde o Império até os dias atuais. Também foi desenvolvida nesta pesquisa uma análise comparativa de livros-textos que foram usados como base para o ensino de cálculo nessas instituições de ensino superior. Discutiu-se ainda o conceito de material didático para ensino superior a distância, assim como se descreveu o material didático de Matemática para essa modalidade de ensino. A abordagem metodológica tratou-se de uma pesquisa-ação, na qual se partiu de um estudo particular de um objeto para se chegar a conclusões gerais. Na coleta dos dados, foram ouvidos os professores-tutores, oriundos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mediante entrevistas, utilizando-se de um questionário constituído de questões abertas. A metodologia de base para a construção desse questionário se pautou na teoria Sequência FEDATHI. A pesquisa ainda tratou de verificar se há evidências da presença de uma transposição didática, especificamente a presença da teoria Sequência FEDATHI, no Material Didático de Cálculo I produzido pelo IFCE para o curso semipresencial de Licenciatura em Matemática. Dessa verificação, constatou-se que a proposta de se utilizar a Sequência FEDATHI como uma das metodologias de base para a construção de um material didático de Matemática para ensino a distância é um ideal que ainda não foi alcançado. Outra constatação é que o atual material didático de Cálculo I ainda não está didaticamente adequado ao seu público-alvo e deve passar por uma reformulação didática.pt_BR
dc.title.enAnalysis of vision of teacher-tutor on the suitability of material teaching of mathematics in the light of the following FEDATHI: the case of degree in mathematics of IFCEpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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