Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11023
Type: Artigo de Periódico
Title: O ensino em psicologia organizacional: uma reflexão
Authors: Moura, Gustavo Alberto Pereira de
Keywords: Educação;Psicologia organizacional;Prática pedagógica;Relação educador/educando
Issue Date: 1988
Publisher: http://www.revistapsicologia.ufc.br
Citation: MOURA, Gustavo Alberto Pereira de. O ensino em psicologia organizacional: uma reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n.1, 1988, p. 31-52.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo constitui-se de uma reflexão sobre o ensino em Psicologia Organizacional, procurando situá-lo na sua dimensão político-ideológica. Do ponto de vista de uma concepção dialética da educação e seu compromisso com a transformação social, procura analisar o conteúdo do ensino na área citada, bem como as relações educador/educando, a organização do processo pedagógico e o aprendizado por elas propiciado. Por fim relata uma experiência em curso, como testemunho do esforço contínuo do autor de autocrítica da sua própria prática educativa. O artigo não pretende esgotar os temas em debate, mas suscitar nos que o lerem um esforço de reflexão sobre a sua própria experiência, as concepções e valores subjacentes às suas atitudes e o questionamento sobre a quem estão servindo.
Abstract: This article presents a reflexion about the teaching of Organizational Psychology. It tries to discuss the Org. Psychology in its politic and ideologic dimensions. It analysis the contents transmited in this field of knowledgement from the point of view of a dialetic conception of education and its role in the social change. The retationship between "professor and student ", the organization of the educational process and the kind of learning resulting from this relationship and process are also considered. It relates the authors own teaching experience which presents a critic about his educational practice. The author tries to contribute with a reflexion about the conceptions and values of the reader's own teaching experience .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11023
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988_art_gapmoura.pdf9,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.