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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83362| Tipo: | TCC |
| Título : | Criação de um sistema de identidade visual para o festival Black Era Fortal |
| Título en inglés: | Creation of a visual identity system for the Black Festival Era Fortal |
| Autor : | Vitalino, Bruno dos Santos |
| Tutor: | Rodrigues, Matheus Rodrigo Serafim |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Identidade visual;Cultura negra;Antidesign;Design cultural |
| Palabras clave en inglés: | Visual identity;Black culture;Antidesign;Cultural design |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | VITALINO, Bruno do Santos. Criação de um sistema de identidade visual para o Festival Black Era Fortal. 2025. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de identidade visual para o Festival Black Era Fortal que comunicasse efetivamente os valores culturais do evento e buscasse garantir reconhecimento e diferenciação no cenário cultural cearense. A pesquisa justifica-se pela necessidade de representar autenticamente a cultura negra contemporânea, rompendo com estereótipos historicamente associados à identidade negra no Ceará, atendendo à demanda de festivais culturais por soluções visuais que dialoguem com públicos específicos. A metodologia baseou-se em Peón (2001), estruturada em três etapas: problematização, concepção e especificação, enriquecida com princípios do antidesign de Branzi (1984) e Margolin (2002). O processo incluiu entrevista com o organizador, análise de similares e experimentação tipográfica através de quatro fases de desenvolvimento. Como resultado, foi desenvolvido um sistema completo integrando logotipo dinâmico, paleta cromática inspirada no pan-africanismo e cultura reggae, sistema tipográfico hierarquizado e elementos gráficos derivados de manifestações urbanas. O sistema demonstra a viabilidade de aplicar o antidesign em projetos culturais, equilibrando experimentação formal com eficácia comunicativa, oferecendo ferramentas visuais que amplificam vozes historicamente silenciadas e celebram a cultura negra cearense contemporânea. |
| Abstract: | This work aimed to develop a visual identity system for the Black Era Fortal Festival that would effectively communicate the event's cultural values and seek to ensure recognition and differentiation within Ceará's cultural scene. The research is justified by the need to authentically represent contemporary Black culture, breaking away from stereotypes historically associated with Black identity in Ceará, and meeting the demand of cultural festivals for visual solutions that engage with specific audiences. The methodology was based on Peón (2001), structured in three stages: problematization, conception, and specification, enriched with antidesign principles from Branzi (1984) and Margolin (2002). The process included an interview with the organizer, analysis of similar cases, and typographic experimentation through four development phases. As a result, a complete system was developed integrating a dynamic logo, a chromatic palette inspired by pan-Africanism and reggae culture, a hierarchical typographic system, and graphic elements derived from urban manifestations. The system demonstrates the viability of applying antidesign to cultural projects, balancing formal experimentation with communicative effectiveness, offering visual tools that amplify historically silenced voices and celebrate contemporary Black culture in Ceará. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83362 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0498167728930093 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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