Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83090
Tipo: TCC
Título: O papel do professor no ciclo de alfabetização: elementos de compreensão
Título em inglês: The teacher's role in the literacy cycle: elements of understanding
Autor(es): Santos, Rebeca Oliveira dos
Orientador: Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave em português: Alfabetização;Professor;Pedagogia histórico-crítica;Emancipação humana
Palavras-chave em inglês: Literacy;Teacher;Historical-critical pedagogy;Human emancipation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: SANTOS, Rebeca Oliveira dos. O papel do professor no ciclo de alfabetização: elementos de compreensão. 2025. 31 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A alfabetização, compreendida como um processo fundamental para ingressar no universo da cultura letrada, deve proporcionar o domínio da linguagem escrita, bem como o desenvolvimento de funções superiores do pensamento. O papel do professor no Ciclo de Alfabetização deve mediar a apropriação dos saberes historicamente acumulados e promover a formação crítica dos alunos, para isso é necessário intencionalidade e sistematização. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em autores que estudam e desenvolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, como Saviani (2008), Martins e Marsiglia (2015), Favaro (2015) e dentre outros. Discute, criticamente, os limites e equívocos das concepções pedagógicas que desvalorizam o papel do professor e devem ser superadas. Avalia a fragmentação do ensino e prejuízos no desenvolvimento, com base em teorias que veem a educação como reprodutora da sociedade capitalista e teorias idealistas que encaram a educação como autônoma. Apresenta também evidências, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, de uma prática docente comprometida com a transformação e emancipação humana.
Abstract: Literacy, understood as a fundamental process for entering the world of written culture, must provide mastery of written language as well as the development of higher psychological functions. The teacher’s role in the Literacy Cycle is to mediate the appropriation of historically accumulated knowledge and to promote students’ critical formation, which requires intentionality and systematization. This bibliographic research is based on authors who study and develop Historical-Critical Pedagogy, such as Saviani (2008), Martins and Marsiglia (2015), Favaro (2015), among others. It critically discusses the limits and misconceptions of pedagogical conceptions that devalue the teacher’s role and should be overcome. It also evaluates the fragmentation of teaching and its negative impacts on development, based on theories that view education either as a reproduction of capitalist society or as an autonomous idealized process. Finally, it presents evidence, in the light of Historical-Critical Pedagogy, of a teaching practice committed to human emancipation and social transformation.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83090
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0124836427340073
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8231954289757480
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_rosantos.pdf547,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.