Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83090| Tipo: | TCC |
| Título : | O papel do professor no ciclo de alfabetização: elementos de compreensão |
| Título en inglés: | The teacher's role in the literacy cycle: elements of understanding |
| Autor : | Santos, Rebeca Oliveira dos |
| Tutor: | Rabelo, Josefa Jackline |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Alfabetização;Professor;Pedagogia histórico-crítica;Emancipação humana |
| Palabras clave en inglés: | Literacy;Teacher;Historical-critical pedagogy;Human emancipation |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | SANTOS, Rebeca Oliveira dos. O papel do professor no ciclo de alfabetização: elementos de compreensão. 2025. 31 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | A alfabetização, compreendida como um processo fundamental para ingressar no universo da cultura letrada, deve proporcionar o domínio da linguagem escrita, bem como o desenvolvimento de funções superiores do pensamento. O papel do professor no Ciclo de Alfabetização deve mediar a apropriação dos saberes historicamente acumulados e promover a formação crítica dos alunos, para isso é necessário intencionalidade e sistematização. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em autores que estudam e desenvolvem a Pedagogia Histórico-Crítica, como Saviani (2008), Martins e Marsiglia (2015), Favaro (2015) e dentre outros. Discute, criticamente, os limites e equívocos das concepções pedagógicas que desvalorizam o papel do professor e devem ser superadas. Avalia a fragmentação do ensino e prejuízos no desenvolvimento, com base em teorias que veem a educação como reprodutora da sociedade capitalista e teorias idealistas que encaram a educação como autônoma. Apresenta também evidências, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, de uma prática docente comprometida com a transformação e emancipação humana. |
| Abstract: | Literacy, understood as a fundamental process for entering the world of written culture, must provide mastery of written language as well as the development of higher psychological functions. The teacher’s role in the Literacy Cycle is to mediate the appropriation of historically accumulated knowledge and to promote students’ critical formation, which requires intentionality and systematization. This bibliographic research is based on authors who study and develop Historical-Critical Pedagogy, such as Saviani (2008), Martins and Marsiglia (2015), Favaro (2015), among others. It critically discusses the limits and misconceptions of pedagogical conceptions that devalue the teacher’s role and should be overcome. It also evaluates the fragmentation of teaching and its negative impacts on development, based on theories that view education either as a reproduction of capitalist society or as an autonomous idealized process. Finally, it presents evidence, in the light of Historical-Critical Pedagogy, of a teaching practice committed to human emancipation and social transformation. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83090 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0124836427340073 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/8231954289757480 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_rosantos.pdf | 547,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.