Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82895| Type: | Dissertação |
| Title: | Óptica na prática: promovendo a aprendizagem através de experimentos acessíveis no ensino de Física |
| Authors: | Ramos, Ronaldo dos Santos |
| Advisor: | Dias, Nildo Loiola |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | ensino de física;óptica;experimentos de baixo custo;aprendizagem significativa;ensino médio |
| Keywords in English : | physics teaching;optics;low-cost experiments;meaningful learning;high school |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | RAMOS, Ronaldo dos Santos. Óptica na prática: promovendo a aprendizagem através de experimentos acessíveis no ensino de física. 2025. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de Física no Brasil, especialmente em escolas públicas, enfrenta desafios como a falta de interesse dos alunos e a dificuldade em compreender conceitos abstratos. Nesse contexto, este trabalho investiga a influência do uso de experimentos práticos e de baixo custo na aprendizagem de óptica na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Poeta Patativa do Assaré, da rede estadual do Ceará. O estudo inclui o desenvolvimento de uma sequência didática baseada em experimentação e sua aplicação em sala de aula. A sequência proposta consiste em cinco aulas de cem minutos cada, nas quais os alunos realizam experimentos sobre fenômenos ópticos, como reflexão, refração e formação de cores, em um sistema de rodízio de estações. O material inclui um guia para professores, com orientações detalhadas sobre os experimentos e sugestões de atividades complementares. Para avaliar a influência dos experimentos na aprendizagem, foram aplicadas atividades diagnósticas antes e depois da intervenção. Os resultados apontaram maior engajamento dos estudantes, confirmando o potencial dos experimentos de baixo custo como uma estratégia pedagógica. |
| Abstract: | The teaching of Physics in Brazil, especially in public schools, faces challenges such as students’ lack of interest and the difficulty in understanding abstract concepts. In this context, this work investigates the influence of using practical and low-cost experiments on the learning of optics at the Full-Time High School Poeta Patativa do Assaré, part of the state education network of Ceará. The study includes the development of a didactic sequence based on experimentation and its application in the classroom. The proposed sequence consists of five classes of one hundred minutes each, in which students perform experiments on optical phenomena such as reflection, refraction, and color formation, organized in a station-rotation system. The material includes a teacher’s guide with detailed instructions on the experiments and suggestions for complementary activities. To evaluate the influence of the experiments on learning, diagnostic activities were applied before and after the intervention. The results indicated a significant improvement in the understanding of optics concepts and greater student engagement, highlighting the potential of low-cost experiments as an effective teaching strategy. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82895 |
| Author's ORCID: | R146Ó |
| Author's Lattes: | https://lattes.cnpq.br/0247825262889007 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_rsramos.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.