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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorRamos, Ronaldo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-06T13:30:51Z-
dc.date.available2025-10-06T13:30:51Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRAMOS, Ronaldo dos Santos. Óptica na prática: promovendo a aprendizagem através de experimentos acessíveis no ensino de física. 2025. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82895-
dc.description.abstractThe teaching of Physics in Brazil, especially in public schools, faces challenges such as students’ lack of interest and the difficulty in understanding abstract concepts. In this context, this work investigates the influence of using practical and low-cost experiments on the learning of optics at the Full-Time High School Poeta Patativa do Assaré, part of the state education network of Ceará. The study includes the development of a didactic sequence based on experimentation and its application in the classroom. The proposed sequence consists of five classes of one hundred minutes each, in which students perform experiments on optical phenomena such as reflection, refraction, and color formation, organized in a station-rotation system. The material includes a teacher’s guide with detailed instructions on the experiments and suggestions for complementary activities. To evaluate the influence of the experiments on learning, diagnostic activities were applied before and after the intervention. The results indicated a significant improvement in the understanding of optics concepts and greater student engagement, highlighting the potential of low-cost experiments as an effective teaching strategy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÓptica na prática: promovendo a aprendizagem através de experimentos acessíveis no ensino de Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de Física no Brasil, especialmente em escolas públicas, enfrenta desafios como a falta de interesse dos alunos e a dificuldade em compreender conceitos abstratos. Nesse contexto, este trabalho investiga a influência do uso de experimentos práticos e de baixo custo na aprendizagem de óptica na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Poeta Patativa do Assaré, da rede estadual do Ceará. O estudo inclui o desenvolvimento de uma sequência didática baseada em experimentação e sua aplicação em sala de aula. A sequência proposta consiste em cinco aulas de cem minutos cada, nas quais os alunos realizam experimentos sobre fenômenos ópticos, como reflexão, refração e formação de cores, em um sistema de rodízio de estações. O material inclui um guia para professores, com orientações detalhadas sobre os experimentos e sugestões de atividades complementares. Para avaliar a influência dos experimentos na aprendizagem, foram aplicadas atividades diagnósticas antes e depois da intervenção. Os resultados apontaram maior engajamento dos estudantes, confirmando o potencial dos experimentos de baixo custo como uma estratégia pedagógica.pt_BR
dc.subject.ptbrensino de físicapt_BR
dc.subject.ptbrópticapt_BR
dc.subject.ptbrexperimentos de baixo custopt_BR
dc.subject.ptbraprendizagem significativapt_BR
dc.subject.ptbrensino médiopt_BR
dc.subject.enphysics teachingpt_BR
dc.subject.enopticspt_BR
dc.subject.enlow-cost experimentspt_BR
dc.subject.enmeaningful learningpt_BR
dc.subject.enhigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
local.author.orcidR146Ópt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/0247825262889007pt_BR
Aparece en las colecciones: MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

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