Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8265
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da gestão escolar e da qualidade educacional a partir das abordagens institucional e psicodinâmica
Título en inglés: Evaluation of school management and educational quality from the institutional approaches and psychodynamic
Autor : Silva, Carla Dornelles da
Tutor: Lima, Marcos Antônio Martins
Palabras clave : Psychodrama;Institutional Assessment;Rede Salesiana de Ensino – organização e administração – Fortaleza-(CE);Administração da Educação Escolar;Planejamento da Educação;Psicodrama
Fecha de publicación : 2013
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : SILVA, Carla Dornelles da. Avaliação da gestão escolar e da qualidade educacional a partir das abordagens institucional e psicodinâmica. 2013. 90f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo do estudo é avaliar como se configura a gestão escolar da Rede Salesiana de ensino, aferida mediante a avaliação institucional e dos procedimentos psicodinâmicos. Trata-se, por conseguinte, de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, em campo, com abordagens quantitativa e qualitativa consubstanciando um estudo de caso. Por meio de um questionário e de dois testes sociométricos, participaram do estudo 105 funcionários, sendo 16,19% gestores e 69,5 docentes. Para a análise qualitativa, utilizou a análise de conteúdo e em relação à análise quantitativa, aos cálculos de confiabilidade e extração de fatores, além da análise descritiva, os dados foram analisados através do SPSS versão 20.0; e, com base na análise fatorial dos itens, percebe-se que a Rede Salesiana tem vários aspectos positivos. Entretanto, necessita desenvolver estratégias de melhoria, principalmente, nos que se refere aos seguintes pontos: 1) ao apoio da gestão as ações educativas, 2) a transparência da gestão e da avaliação institucional e 3) a manter a qualidade da educação. No que refere-se à avaliação institucional, a instituição pode se desenvolver em relação aos dois fatores que estão relacionadas a i) atender aos objetivos da gestão escolar e ii) ao apoio a formação docente e de funcionários. Nos testes sociométricos, percebe-se que o grupo gestor tem 1) dificuldades de lidar com pontos negativos e 2) dificuldades de lidar com a autoridade de hierarquia. Considera-se que o estudo contribui para o aprimoramento do planejamento e ações do grupo gestor junto às ações pedagógicas e avaliativas institucionais, bem como potencializar em outras instituições de Educação Básica da Rede Salesiana de Ensino a reflexão da necessidade avaliar-se a fim de tomar decisões.
Abstract: The purpose of the study is to evaluate how to set up school management of Salesian Educational System, gauged by evaluating institutional procedures and psychodynamic. It is, therefore, a descriptive field in qualitative and quantitative approach through a case study. Through a questionnaire and two sociometric tests, 105 employees participated in the study, being 16.19% and 69.5 faculty administrators. For the qualitative analysis, we used content analysis and for the reliability calculations and extraction of factors in addition to descriptive analysis, were analyzed using SPSS version 20.0. Based on the analysis fatoral the items, you realize that the Salesian System has several positive aspects, however, still needs to develop strategies for improvement, especially in relation 1) to support the management of educational activities, 2) the transparency of management and institutional assessment and 3) to maintain the quality of education. Regarding institutional assessment, the institution may develop in relation to two factors that are concerning to i) meet the objectives of the school management and ii) support for teacher training and staff. In sociometric tests, we realized that the management group has 1) difficulties of dealing with negatives and 2) difficulties of dealing with the authority of the hierarchy. We consider the study by contributing to the improvement of the planning and actions of the group manager with the actions pedagogical and evaluative institutional as well as leverage in other institutions Basic Education reflection of the need to evaluate in order to make decisions.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8265
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_dis_cdsilva.pdf769,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.