Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antônio Martins-
dc.contributor.authorSilva, Carla Dornelles da-
dc.date.accessioned2014-06-11T15:02:14Z-
dc.date.available2014-06-11T15:02:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, Carla Dornelles da. Avaliação da gestão escolar e da qualidade educacional a partir das abordagens institucional e psicodinâmica. 2013. 90f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8265-
dc.description.abstractThe purpose of the study is to evaluate how to set up school management of Salesian Educational System, gauged by evaluating institutional procedures and psychodynamic. It is, therefore, a descriptive field in qualitative and quantitative approach through a case study. Through a questionnaire and two sociometric tests, 105 employees participated in the study, being 16.19% and 69.5 faculty administrators. For the qualitative analysis, we used content analysis and for the reliability calculations and extraction of factors in addition to descriptive analysis, were analyzed using SPSS version 20.0. Based on the analysis fatoral the items, you realize that the Salesian System has several positive aspects, however, still needs to develop strategies for improvement, especially in relation 1) to support the management of educational activities, 2) the transparency of management and institutional assessment and 3) to maintain the quality of education. Regarding institutional assessment, the institution may develop in relation to two factors that are concerning to i) meet the objectives of the school management and ii) support for teacher training and staff. In sociometric tests, we realized that the management group has 1) difficulties of dealing with negatives and 2) difficulties of dealing with the authority of the hierarchy. We consider the study by contributing to the improvement of the planning and actions of the group manager with the actions pedagogical and evaluative institutional as well as leverage in other institutions Basic Education reflection of the need to evaluate in order to make decisions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPsychodramapt_BR
dc.subjectInstitutional Assessmentpt_BR
dc.subjectRede Salesiana de Ensino – organização e administração – Fortaleza-(CE)pt_BR
dc.subjectAdministração da Educação Escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento da Educaçãopt_BR
dc.subjectPsicodramapt_BR
dc.titleAvaliação da gestão escolar e da qualidade educacional a partir das abordagens institucional e psicodinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo do estudo é avaliar como se configura a gestão escolar da Rede Salesiana de ensino, aferida mediante a avaliação institucional e dos procedimentos psicodinâmicos. Trata-se, por conseguinte, de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental, em campo, com abordagens quantitativa e qualitativa consubstanciando um estudo de caso. Por meio de um questionário e de dois testes sociométricos, participaram do estudo 105 funcionários, sendo 16,19% gestores e 69,5 docentes. Para a análise qualitativa, utilizou a análise de conteúdo e em relação à análise quantitativa, aos cálculos de confiabilidade e extração de fatores, além da análise descritiva, os dados foram analisados através do SPSS versão 20.0; e, com base na análise fatorial dos itens, percebe-se que a Rede Salesiana tem vários aspectos positivos. Entretanto, necessita desenvolver estratégias de melhoria, principalmente, nos que se refere aos seguintes pontos: 1) ao apoio da gestão as ações educativas, 2) a transparência da gestão e da avaliação institucional e 3) a manter a qualidade da educação. No que refere-se à avaliação institucional, a instituição pode se desenvolver em relação aos dois fatores que estão relacionadas a i) atender aos objetivos da gestão escolar e ii) ao apoio a formação docente e de funcionários. Nos testes sociométricos, percebe-se que o grupo gestor tem 1) dificuldades de lidar com pontos negativos e 2) dificuldades de lidar com a autoridade de hierarquia. Considera-se que o estudo contribui para o aprimoramento do planejamento e ações do grupo gestor junto às ações pedagógicas e avaliativas institucionais, bem como potencializar em outras instituições de Educação Básica da Rede Salesiana de Ensino a reflexão da necessidade avaliar-se a fim de tomar decisões.pt_BR
dc.title.enEvaluation of school management and educational quality from the institutional approaches and psychodynamicpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_cdsilva.pdf769,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.