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Tipo: Dissertação
Título: Combate à desinformação nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de análise de estratégias textuais de desinformação
Autor(es): Moura, Aline de Sousa
Orientador: Santos, Sâmia Araújo dos
Palavras-chave em português: Desinformação;Estratégias textuais;Desordem informacional;Intertextualidades;Leitura
Palavras-chave em inglês: Misinformation;Textual strategies;Information disorder;Intertextualities;Reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2025
Citação: MOURA, Aline de Sousa. Combate à desinformação nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de análise de estratégias textuais de desinformação. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Os estudantes do Ensino Fundamental são bombardeados por informações que recebem via mídias sociais, plataformas que se tornaram o principal meio pelo qual os jovens se informam, e parte desse conteúdo é construído intencionalmente para promover desinformação. Diante desse cenário, é necessário alertar os estudantes, ainda no Ensino Fundamental, para que eles percebam as estratégias de desinformação utilizadas em conteúdos compartilhados nas mídias sociais; alerta que está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. Para isso, esta pesquisa promove o combate à desinformação nas aulas de Língua Portuguesa a partir do estudo de estratégias textuais de desinformação utilizadas em textos que passaram por análise da agência de checagem Aos Fatos. Seu objetivo geral é elaborar uma proposta pedagógica para capacitar os alunos do 9o ano a analisar criticamente as estratégias textuais de desinformação, apresentando os seguintes objetivos específicos: investigar como as intertextualidades são mobilizadas para desinformar o interlocutor, seguindo o conceito de intertextualidades de Carvalho (2018) e Cavalcante et al (2022); discutir concepções de desinformação, a partir de Wardle e Derakhshan (2017) e Rêgo e Paulino (2022); avaliar o desempenho de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental diante de intervenção pedagógica para identificar estratégias textuais de desinformação. As estratégias textuais de desinformação concebidas por esta pesquisa são mimese, imprecisão e adulteração. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, processo de investigação-ação, realizada como intervenção pedagógica em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, por meio de debates sobre desinformação e direito à comunicação e de atividades de leitura sobre os tipos de intertextualidade e sobre as estratégias textuais de desinformação propostas nesta pesquisa. A partir das análises dos dados, pode-se concluir que os estudantes apresentaram uma sistematização da percepção das estratégias utilizadas na construção dos textos de desinformação.
Abstract: Middle School students are bombarded with information they receive via social media, platforms that have become the primary means by which young people obtain information, and some of this content is intentionally constructed to promote misinformation. Given this scenario, it is necessary to alert students, while still in Middle School, so they are aware of the misinformation strategies used in content shared on social media; this alert is in line with the National Common Core Curricular. To this end, this research promotes the fight against misinformation in Portuguese language classes by studying textual misinformation strategies used in texts analyzed by the fact-checking agency Aos Fatos. The overall objective is to develop a pedagogical proposal to enable 9th-grade students to critically analyze textual disinformation strategies. Its specific objectives are: to investigate how intertextualities are mobilized to misinform the interlocutor, following the concept of intertextualities proposed by Carvalho (2018) and Cavalcante et al. (2022); to discuss conceptions of disinformation, based on Wardle and Derakhshan (2017) and Rêgo and Paulino (2022); and to evaluate the performance of 9th-grade students in response to a pedagogical intervention to identify textual disinformation strategies. The textual disinformation strategies identified in this research are mimesis, imprecision, and adulteration. The methodology used was action research, a process of investigation-action, carried out as a pedagogical intervention in a 9th-grade class at a state public school. It involved discussions on disinformation and the right to communication, as well as reading activities on the types of intertextuality and textual strategies for disinformation proposed in this research. Based on data analysis, it can be concluded that the students demonstrated a systematized perception of the strategies used in constructing disinformation texts.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82512
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0004-8518-2604
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1484308944270325
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-6115-7285
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2542859950100750
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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