Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82454| Type: | TCC |
| Title: | A inserção do futuro docente e a percepção sobre a docência em biologia |
| Title in English: | The insertion of future teachers and their perception about teaching in biology |
| Authors: | Fontenele, Allan Augusto Silva |
| Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Formação de professores;Prática educativa;Ensino de biologia;Reflexão docente;Trajetória acadêmica |
| Keywords in English : | Teacher education;Educational practice;Biology teaching;Teacher reflection;Academic trajectory |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | FONTENELE, Allan Augusto Silva. A inserção do futuro docente e a percepção sobre a docência em biologia. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho, de caráter qualitativo, possui o intuito de investigar e captar as motivações que levaram à inserção em licenciatura em Ciências Biológicas de futuros docentes, a percepção e a perspectiva de professores em exercício sobre a docência em biologia e ciências, cuja coleta de dados foi por meio de entrevistas, com estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com docentes da rede básica de educação de Fortaleza, as quais permitiram a discussão de temas candentes para licenciandos, sobretudo de Ciências Biológicas. Os assuntos abordados nas entrevistas foram categorizados e agrupados em unidades temáticas, facilitando a compreensão e a interpretação do que está sendo discutido: desde o processo de escolha do curso a maiores aprendizados e experiências na graduação que foram marcantes, a fatores que influenciaram na permanência no curso, a desafios enfrentados na vida de um docente e em sala de aula, a importância da biologia para a sociedade. Os resultados indicam que a carreira do magistério tem desafios relacionados à formação pedagógica e às condições de trabalho que incluem baixo salário, infraestrutura precária e falta de valorização social. A realização desta pesquisa foi desafiadora, porém bastante gratificante, haja vista que o que é apresentado ao longo de todo o trabalho é bastante atual e que está nos debates acerca da educação |
| Abstract: | This qualitative study aims to investigate and capture the motivations that led future teachers to pursue a degree in Biological Sciences, as well as the perceptions and perspectives of in-service teachers regarding teaching biology and science. Data collection was conducted through interviews with students from the Federal University of Ceará (UFC) and teachers from the basic education network in Fortaleza. These interviews allowed for the discussion of critical topics for undergraduate students, particularly in Biological Sciences. The subjects addressed in the interviews were categorized and grouped into thematic units, facilitating the understanding and interpretation of the discussions: from the process of choosing the course to key learnings and experiences during undergraduate studies, factors influencing course retention, challenges faced in the teaching profession and in the classroom, and the importance of biology for society. The results indicate that the teaching profession faces challenges related to pedagogical training and working conditions, including low salaries, precarious infrastructure, and lack of social recognition. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82454 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0001-6308-9925 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1970606943345955 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_aasfontenele.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.