Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorFontenele, Allan Augusto Silva-
dc.date.accessioned2025-09-10T12:42:45Z-
dc.date.available2025-09-10T12:42:45Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFONTENELE, Allan Augusto Silva. A inserção do futuro docente e a percepção sobre a docência em biologia. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82454-
dc.description.abstractThis qualitative study aims to investigate and capture the motivations that led future teachers to pursue a degree in Biological Sciences, as well as the perceptions and perspectives of in-service teachers regarding teaching biology and science. Data collection was conducted through interviews with students from the Federal University of Ceará (UFC) and teachers from the basic education network in Fortaleza. These interviews allowed for the discussion of critical topics for undergraduate students, particularly in Biological Sciences. The subjects addressed in the interviews were categorized and grouped into thematic units, facilitating the understanding and interpretation of the discussions: from the process of choosing the course to key learnings and experiences during undergraduate studies, factors influencing course retention, challenges faced in the teaching profession and in the classroom, and the importance of biology for society. The results indicate that the teaching profession faces challenges related to pedagogical training and working conditions, including low salaries, precarious infrastructure, and lack of social recognition.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA inserção do futuro docente e a percepção sobre a docência em biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, de caráter qualitativo, possui o intuito de investigar e captar as motivações que levaram à inserção em licenciatura em Ciências Biológicas de futuros docentes, a percepção e a perspectiva de professores em exercício sobre a docência em biologia e ciências, cuja coleta de dados foi por meio de entrevistas, com estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com docentes da rede básica de educação de Fortaleza, as quais permitiram a discussão de temas candentes para licenciandos, sobretudo de Ciências Biológicas. Os assuntos abordados nas entrevistas foram categorizados e agrupados em unidades temáticas, facilitando a compreensão e a interpretação do que está sendo discutido: desde o processo de escolha do curso a maiores aprendizados e experiências na graduação que foram marcantes, a fatores que influenciaram na permanência no curso, a desafios enfrentados na vida de um docente e em sala de aula, a importância da biologia para a sociedade. Os resultados indicam que a carreira do magistério tem desafios relacionados à formação pedagógica e às condições de trabalho que incluem baixo salário, infraestrutura precária e falta de valorização social. A realização desta pesquisa foi desafiadora, porém bastante gratificante, haja vista que o que é apresentado ao longo de todo o trabalho é bastante atual e que está nos debates acerca da educaçãopt_BR
dc.title.enThe insertion of future teachers and their perception about teaching in biologypt_BR
dc.subject.ptbrFormação de professorespt_BR
dc.subject.ptbrPrática educativapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de biologiapt_BR
dc.subject.ptbrReflexão docentept_BR
dc.subject.ptbrTrajetória acadêmicapt_BR
dc.subject.enTeacher educationpt_BR
dc.subject.enEducational practicept_BR
dc.subject.enBiology teachingpt_BR
dc.subject.enTeacher reflectionpt_BR
dc.subject.enAcademic trajectorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-6308-9925pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1970606943345955pt_BR
local.date.available2025-09-10-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_aasfontenele.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.