Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81871| Tipo: | TCC |
| Título : | Estratégias de divulgação científica em plataformas digitais: análise de conteúdo no Youtube e Tiktok |
| Autor : | Santos, Nicolas Batalha |
| Tutor: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Divulgação científica;Plataformas digitais;YouTube;TikTok;Análise de conteúdo;Educação científica |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | SANTOS, Nicolas Batalha. Estratégias de divulgação científica em plataformas digitais: análise de conteúdo no Youtube e Tiktok. 2025. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho analisa estratégias de divulgação científica em plataformas digitais (YouTube e TikTok), investigando modelos comunicacionais de canais brasileiros e internacionais. Mediante abordagem qualitativa e análise de conteúdo, examinaram-se 20 perfis (10 brasileiros, 10 internacionais). Destes perfis, apenas seis canais foram selecionados para uma análise mais rigorosa (três brasileiros e três internacionais). A seleção baseou -se em métricas de engajamento (inscritos, visualizações, interações). Os resultados revelam que canais do YouTube combinam rigor científico com recursos visuais inovadores e narrativas filosóficas (ex.: Vsauce, Ciência Todo Dia), enquanto criadores do TikTok (Bianca Witzel) priorizam formatos curtos, linguagem acessível e viralização. Identificou-se que canais brasileiros utilizam referências culturais locais para construir proximidade, enquanto os internacionais adotam temas universais e alta produção técnica. Conclui-se que a eficácia da divulgação científica digital depende da adaptação da linguagem aos hábitos de consumo de cada plataforma, da transparência metodológica e da integração entre educação e entretenimento *edutainment). O estudo oferece insights para aprimorar a popularização da ciência em contextos educacionais e midiáticos. |
| Abstract: | This study investigates science communication strategies on digital platforms (YouTube and TikTok), focusing on the communicative models employed by both Brazilian and international channels. Employing a qualitative methodology and content analysis, twenty profiles (fifteen Brazilian, five international) were analysed based on engagement metrics, including subscriber counts, views, and user interactions). The findings indicate that YouTube channels tend to blend scientific rigour with innovative visuals and philosophical narratives (e.g., Vsauce, Ciência Todo Dia), whereas TikTok creators (such as Bianca Witzel) favour short-form content, accessible language, and strategies aimed at virality. Brazilian channels frequently incorporate local cultural references to foster a sense of proximity, while international channels are more likely to adopt universal themes and benefit from high levels of technical production. The study concludes that effective digital science communication hinges on tailoring language to the consumption habits of each platform, ensuring methodological transparency, and combining educational content with entertainment, commonly referred to as ‘edutainment’. These insights may contribute to the advancement of science popularisation within both educational and media environments. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81871 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_nbsantos.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.