Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81829
Tipo: TCC
Título: Relato de experiência: observação astronômica através do aplicativo Stellarium para mapeamento estelar mediante o uso da metodologia da aprendizagem cooperativa e solidária
Autor(es): Almeida, João Paulo Barbosa de
Orientador: Alencar Filho, Geová Maciel de
Palavras-chave em português: Aprendizagem cooperativa;Astronomia;Ensino de física
Data do documento: 2025
Citação: JOÃO, O. B. A. Relato de experiência: observação astronômica através do aplicativo Stellarium para mapeamento estelar mediante o uso da metodologia da aprendizagem cooperativa e solidária. 2025. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica voltado ao ensino de Física, por meio de uma atividade de observação astronômica utilizando o aplicativo Stellarium, realizada com estudantes do ensino médio da Escola do PRECE, localizada na zona rural de Pentecoste – CE. A proposta baseou-se na Metodologia Ativa da Aprendizagem Cooperativa, aplicada por meio da técnica ETMFA (Exposição, Tarefa Individual, Meta Coletiva, Fechamento e Avaliação), buscando romper com práticas tradicionais e promover a enculturação científica dos discentes. A atividade teve como objetivos fomentar o interesse dos alunos pela ciência, especialmente pela Astronomia, incentivar o protagonismo estudantil e favorecer a construção coletiva do conhecimento científico em um ambiente colaborativo. A metodologia incluiu etapas práticas, individuais e coletivas, culminando em uma avaliação quantitativa e qualitativa do impacto causado pelo evento nos estudantes. Os resultados evidenciaram um alto grau de engajamento, compreensão dos conteúdos e desenvolvimento de habilidades investigativas e sociais entre os alunos, apontando para o potencial transformador do uso integrado de metodologias ativas, recursos tecnológicos e conteúdos científicos contextualizados no ensino de Física.
Abstract: This paper presents a pedagogical experience report focused on Physics teaching, through an astronomical observation activity using the Stellarium app, conducted with high school students from the PRECE School, located in the rural area of Pentecoste, Ceará. The proposal was based on the Active Methodology of Cooperative Learning, applied through the ETMFA technique (Exposition, Individual Task, Collective Goal, Closure, and Evaluation), seeking to break with traditional practices and promote the scientific enculturation of students. The activity aimed to foster student interest in science, especially astronomy, encourage student leadership, and foster the collective construction of scientific knowledge in a collaborative environment. The methodology included practical, individual and collective stages, culminating in a quantitative and qualitative evaluation of the event's impact on the students. The results demonstrated a high level of engagement, content comprehension, and the development of investigative and social skills among students, highlighting the transformative potential of the integrated use of active methodologies, technological resources, and contextualized scientific content in Physics teaching.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81829
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_jpbalmeida.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.