Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81654
Type: TCC
Title: A gamificação como estratégia de engajamento e motivação no ensino da Física no ensino médio
Authors: Ferreira, Yasminne Mota
Advisor: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Keywords in Brazilian Portuguese : Gamificação;Ensino de Física;Engajamento;Motivação na educação;Metodologias ativas
Issue Date: 2025
Citation: YASMINNE, M. F. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação no ensino da Física no ensino médio. 2025. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma reflexão sobre o uso da gamificação como uma ferramenta para tornar o ensino da Física no Ensino Médio mais envolvente, motivador e próximo da realidade dos estudantes. A ideia surgiu da observação de um cenário comum nas escolas: muitos alunos enfrentam dificuldades e falta de interesse pelas disciplinas da área de Ciências da Natureza, especialmente física, o que acaba comprometendo sua aprendizagem e participação em sala de aula. Diante disso, buscou-se explorar alternativas que aproximassem o conteúdo da vivência dos jovens, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. A gamificação, que consiste em incorporar elementos de jogos — como desafios, recompensas e rankings — em contextos educacionais, mostrou-se uma possibilidade interessante nesse sentido. O estudo foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Felipe Pré-universitário em Fortaleza. Durante as aulas de Física, foi aplicado um formulário para entender como os alunos percebem a utilização da gamificação no processo de aprendizagem. A fundamentação teórica abordou conceitos como metodologias ativas, aprendizagem significativa e os desafios históricos do ensino de Física. O objetivo é contribuir com práticas pedagógicas que respeitem a realidade do estudante e incentivem seu protagonismo em sala de aula.
Abstract: This Final Course Work proposes a reflection on the use of gamification as a tool to make Physics teaching in High School more engaging, motivating and closer to the students' reality. The idea arose from the observation of a common scenario in schools: many students face difficulties and lack of interest in subjects in the area of Natural Sciences, especially Physics, which ends up compromising their learning and participation in the classroom. In view of this, we sought to explore alternatives that would bring the content closer to the experiences of young people, making the teaching-learning process more dynamic and attractive. Gamification, which consists of incorporating game elements — such as challenges, rewards and rankings — into educational contexts, proved to be an interesting possibility in this sense. The study was conducted with students in the 2nd year of High School at Colégio Dom Felipe Pré-universitário in Fortaleza. During Physics classes, a questionnaire was applied to understand how students perceive the use of gamification in the learning process. The theoretical basis addressed concepts such as active methodologies, meaningful learning and the historical challenges of teaching Physics. The objective is to contribute with pedagogical practices that respect the student's reality and encourage their protagonism in the classroom.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81654
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_ymferreira.pdf707,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.