Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80762
Type: TCC
Title: O ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: um relato de experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado
Title in English: Teaching natural sciences in early childhood education: a report of an experience during supervised internship
Authors: Prado, Erilane Cristina da Silva do
Advisor: Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de ciências;Educação infantil;Experiências;Estágio supervisionado
Keywords in English : Science teaching;Early childhood education;Experiences;Supervised internship
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2025
Citation: PRADO, Erilane Cristina da Silva do. O ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: um relato de experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado. 2025. 59 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino de Ciências para a Educação Infantil com base nas experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado em uma turma de infantil 2 em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de Fortaleza. O estudo tem como objetivos específicos compreender como o ensino de Ciências Naturais acontece na Educação Infantil, ressaltando a importância de uma aprendizagem ativa e do brincar investigativo nesse processo; bem como analisar uma vivência em um estágio supervisionado em Educação Infantil, descrevendo as experiências e estratégias utilizadas para o ensino de Ciências Naturais junto a crianças bem pequenas. A metodologia adotada para a realização deste estudo é a pesquisa bibliográfica, com o intuito de analisar, de forma aprofundada, o tema em questão, além de uma narrativa de experiência fundamentada no relatório elaborado ao longo do estágio supervisionado. Para embasar a análise, foram utilizados os trabalhos de autores como Craidy e Kaercher (2001) e Kishimoto (2010), que discutem a importância da Educação Infantil, assim como documentos essenciais para a reflexão sobre o tema, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir da análise realizada, considerou-se que o ensino de Ciências é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This work has as general objective to analyze the contributions of Science teaching to Early Childhood Education based on experiences during a supervised internship in a kindergarten 2 class at an Early Childhood Education Center located in the city of Fortaleza. The specific objectives of this study are to understand how Natural Sciences teaching takes place in Early Childhood Education, highlighting the importance of active learning and investigative play in this process; as well as aims to analyze an experience in a supervised internship in Early Childhood Education, describing the experiences and strategies used to teach Natural Sciences to very young children. The methodology adopted to carry out this study is bibliographical research, with the aim of analyzing the topic in question in depth, in addition to a narrative of experience based on the report prepared during the supervised internship. To support the analysis, the works of authors such as Craidy and Kaercher (2001) and Kishimoto (2010), who discuss the importance of Early Childhood Education were used, as well as essential documents for reflection on the topic, such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996) and the National Common Curricular Base (2018). Based on the analysis carried out, it was considered that the teaching of Science is fundamental for the integral development of children.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80762
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1563-9670
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_ecsprado.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.