Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80762
Tipo: TCC
Título: O ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: um relato de experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado
Título em inglês: Teaching natural sciences in early childhood education: a report of an experience during supervised internship
Autor(es): Prado, Erilane Cristina da Silva do
Orientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave em português: Ensino de ciências;Educação infantil;Experiências;Estágio supervisionado
Palavras-chave em inglês: Science teaching;Early childhood education;Experiences;Supervised internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2025
Citação: PRADO, Erilane Cristina da Silva do. O ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: um relato de experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado. 2025. 59 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino de Ciências para a Educação Infantil com base nas experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado em uma turma de infantil 2 em um Centro de Educação Infantil localizado na cidade de Fortaleza. O estudo tem como objetivos específicos compreender como o ensino de Ciências Naturais acontece na Educação Infantil, ressaltando a importância de uma aprendizagem ativa e do brincar investigativo nesse processo; bem como analisar uma vivência em um estágio supervisionado em Educação Infantil, descrevendo as experiências e estratégias utilizadas para o ensino de Ciências Naturais junto a crianças bem pequenas. A metodologia adotada para a realização deste estudo é a pesquisa bibliográfica, com o intuito de analisar, de forma aprofundada, o tema em questão, além de uma narrativa de experiência fundamentada no relatório elaborado ao longo do estágio supervisionado. Para embasar a análise, foram utilizados os trabalhos de autores como Craidy e Kaercher (2001) e Kishimoto (2010), que discutem a importância da Educação Infantil, assim como documentos essenciais para a reflexão sobre o tema, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). A partir da análise realizada, considerou-se que o ensino de Ciências é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This work has as general objective to analyze the contributions of Science teaching to Early Childhood Education based on experiences during a supervised internship in a kindergarten 2 class at an Early Childhood Education Center located in the city of Fortaleza. The specific objectives of this study are to understand how Natural Sciences teaching takes place in Early Childhood Education, highlighting the importance of active learning and investigative play in this process; as well as aims to analyze an experience in a supervised internship in Early Childhood Education, describing the experiences and strategies used to teach Natural Sciences to very young children. The methodology adopted to carry out this study is bibliographical research, with the aim of analyzing the topic in question in depth, in addition to a narrative of experience based on the report prepared during the supervised internship. To support the analysis, the works of authors such as Craidy and Kaercher (2001) and Kishimoto (2010), who discuss the importance of Early Childhood Education were used, as well as essential documents for reflection on the topic, such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996) and the National Common Curricular Base (2018). Based on the analysis carried out, it was considered that the teaching of Science is fundamental for the integral development of children.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80762
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1563-9670
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_ecsprado.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.