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Tipo: Dissertação
Título : Estudo sobre a produção de saberes dos educadores das Escolas do Lar Antonio de Pádua: dialogando com Eurípedes Barsanulfo
Autor : Oliveira, Mayara Venancio de
Tutor: Linhares, Ângela Maria Bessa
Palabras clave en portugués brasileño: Educação;Espiritismo
Palabras clave en inglés: Education;Spiritism
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : OLIVEIRA, Mayara Venancio de. Estudo sobre a produção de saberes dos educadores das Escolas do Lar Antonio de Pádua: dialogando com Eurípedes Barsanulfo. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Diante da singularidade da experiência de adoção, assumida pelo casal Fernando Melo e Anália Bueno, que se converteu em obra educacional complexa, situada nas cidades de Fortaleza e Pacatuba, Ceará, atuando de forma autossustentável há sessenta e três (63) anos, a presente pesquisa captou a produção de saberes dos educadores da referida obra, o Lar Antônio de Pádua, tendo por base o diálogo com o pensamento de Eurípedes Barsanulfo, seu inspirador da obra, alicerce de uma visão pedagógica espírita (Incontri, 2010, 2012). Utilizando a metodologia da história oral (Le Goff, 1992), situa-se o cenário geopolítico da época, e, nesse campo discursivo, também se reflexiona sobre as políticas públicas de adoção e atendimento educacional a crianças e jovens em situações de vulnerabilidade social. A pesquisa teve como aporte teórico as obras de Kuhlmann (1998), Sen (2000), Fonseca (2006), Rizzini e Pilotti (2011) e DelPriori (2021), bem como Paulo Freire em suas cinco pedagogias: a do oprimido (1987), a da esperança (1992), a da autonomia (1997), a da indignação (2000) e a da tolerância (2020); ainda, Pestalozzi (1969, 1985), Montessori (2019), Piaget (1932) e Yves de La Taille (2006), Bighetto (2007), Amui (2018), Melo (2013), Linhares (2001, 2017 a, 2017 b), as obras básicas de Allan Kardec e as sobre vida e obra de Eurípedes Barsanulfo, particularmente Novelino (1991) e Silva (2017). Ancorada na compreensão da criança como sujeito social e em uma práxis emancipatória da educação, viu-se o valor da dimensão espiritual do educador. Encontrou-se também, como conclusão, na obra do Lar Antônio de Pádua, a evidência do movimento da autonomia, da cooperação, do amor, da arte e do trabalho como princípios educativos sustentadores da obra. Constatou-se que a obra educacional espiritista do Lar Antônio de Pádua antecipou-se a políticas públicas da parte do Estado, desde a época de sua criação. Detectou-se que a produção de sentido com Eurípedes Barsanulfo inspira o trabalho nas três obras (que atendem hoje cerca de mil crianças e jovens). Destaca-se, como conclusão da pesquisa, que a instituição do Lar Antônio de Pádua <estoura= (Mannoni, 1986; Mesquita & Martins, 2018) e é este o maior laço com a experiência de Barsanulfo, ou seja, a obra amplia-se para as comunidades circunvizinhas (como fizera Barsanulfo com o Colégio Allan Kardec), com a educação infantil na obra cearense, chegando à complexidade da arte e da artesania, apoiadas no trabalho adulto das unidades de produção ínsitas na obra e que a autossustentam.
Abstract: Given the uniqueness of adoption experience, undertaken by the couple Fernando Melo and Anália Bueno, which became a complex educational work, located in the cities of Fortaleza and Pacatuba, Ceará, operating in a self-sustainable way for sixty-three (63) years, this research captured the production of knowledge of the educators of the aforementioned work, Lar Antônio de Pádua, based on the dialogue with the thoughts of Eurípedes Barsanulfo, who inspired the work, the foundation of a spiritist pedagogical vision (Incontri, 2010, 2012). Using the methodology of oral history (Le Goff, 1992), the geopolitical scenario of the time is situated, and, in this discursive field, we also reflect on public policies for adoption and educational assistance to children and young people in situations of social vulnerability. The research had as theoretical support the works of Kuhlmann (1998), Sen (2000), Fonseca (2006), Rizzini and Pilotti (2011) and DelPriori (2021); as well as Paulo Freire in his five pedagogies: the one of the oppressed (1987 ), hope (1992), autonomy (1997), indignation (2000) and tolerance (2020); also, Pestalozzi (1969, 1985), Montessori (2019), Piaget (1932) and Yves de La Taille (2006), Bighetto (2007), Amui (2018), Melo (2013), Linhares (2001, 2017 a, 2017 b); the basic works of Allan Kardec and those on the life and work of Eurípedes Barsanulfo, particularly Novelino (1991) and Silva (2017). Anchored in the understanding of child as a social subject and in an emancipatory praxis of education, the value of spiritual dimension of the educator was seen. As a conclusion, we also found in the work of Lar Antônio de Pádua, the evidence of the movement of autonomy, cooperation, love, art and work as educational principles supporting the work. It was found that the spiritualist educational work of Lar Antônio de Pádua anticipated public policies over the State, since the time of its creation. It was detected that the production of meaning with Eurípedes Barsanulfo inspires the work in the three educational spaces of the institution (which today serve around a thousand children and young people). It stands out, as a conclusion of the research, that the institution of Lar Antônio de Pádua <bursts= (Mannoni, 1986; Mesquita & Martins, 2018) and this is the greatest link with Barsanulfo?s experience, that is, the work expanded to the surrounding communities (as Barsanulfo did at Colégio Allan Kardec), with early childhood education in Ceará work, reaching the complexity of art and craftsmanship, supported by the adult work of the production units embedded in the work and which self-sustain it.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79064
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4635119681391319
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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