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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78933
Tipo: | Dissertação |
Título : | As tramas cotidianas da acessibilidade no ensino superior: uma etnografia do Programa Agentes de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Autor : | Andrade, Abraão Ferreira Monteiro |
Tutor: | Sá, Leonardo Damasceno de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Inclusão no ensino superior;Etnografia da acessibilidade;Comissão Agentes de Acessibilidade |
Palabras clave en inglés: | Inclusion in higher education ; Accessibility Agents Committee;Accessibility ethnography;Accessibility Agents Committee |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | ANDRADE, Abraão Ferreira Monteiro. As tramas cotidianas da acessibilidade no ensino superior: uma etnografia do Programa Agentes de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Essa dissertação tem como objetivo descrever e analisar as práticas dos Agentes de Acessibilidade da Comissão Agentes de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) em uma perspectiva etnográfica. A comissão, criada em 2019, tem sido uma grande aliada da Secretaria de Acessibilidade na atuação prática da inclusão universitária da Pessoa com Deficiência (PcD). Após a expansão do acesso, impulsionado pela inclusão da PcD na política de cotas (2016), o desafio no Ensino Superior foi ampliado, tornando-se difícil esconder as lacunas existentes entre a política de inclusão e sua prática na instituição. Através da Observação Participante realizada pelo próprio Agente no Instituto de Ciências do Mar – Labomar /UFC, tem sido possível percorrer alguns dos caminhos que envolvem a inclusão da PcD na UFC e verificar que significado da acessibilidade não está dado, precisa ser rearticulado pelas práticas de sentido dos Agentes em contextos desafiantes marcados por ambiente de incerteza, instabilidade, onde as regras institucionais não se sustentam por si mesmas, dependem que os Agentes tenham uma relação com elas. Diálogos do cotidiano e entrevistas etnográficas desenvolvidas a partir da relação com o campo da pesquisa, complementam as percepções da observação participante do Agente. |
Abstract: | This dissertation aims to describe and analyze the practices of the Accessibility Agents from the Accessibility Agents Committee at the Federal University of Ceará (UFC) from an ethnographic perspective. Created in 2019, the committee has been a key ally of the Accessibility Secretariat in the practical implementation of university inclusion for People with Disabilities (PwD). After the expansion of access driven by the inclusion of PwD in the quota policy (2016), the challenge in Higher Education has increased, revealing the gaps between inclusion policy and its practice within the institution. Through Participant Observation conducted by the agent at the Institute of Marine Sciences – Labomar/UFC, it has been possible to trace some of the pathways involved in the inclusion of PwD at UFC and to observe that the meaning of accessibility is not predefined; it must be rearticulated through the agents' practices in challenging contexts marked by uncertainty and instability, where institutional rules do not stand on their own but rely on the agents' engagement with them. Daily dialogues and ethnographic interviews, developed through the researcher's relationship with the field, complement the perceptions of the agent's participant observation. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78933 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0949827949191374 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-5983-9132 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/0430275226558223 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2024_dis_afmandrade.pdf | 2024_dis_amfandrade | 671,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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