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Tipo: Dissertação
Título : Avaliação institucional: um estudo sobre indicadores de gestão e qualidade nas universidades federais
Autor : Menezes, Monalisa Conceição Batista de
Tutor: Crisóstomo, Vicente Lima
Palabras clave en portugués brasileño: Universidades Federais;Indicadores de Gestão;Qualidade do Ensino Superior
Palabras clave en inglés: Federal Universities;Management Indicators;Quality of Higher Education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : MENEZES, Monalisa Conceição Batista. Avaliação institucional: um estudo sobre indicadores de gestão e qualidade nas universidades federais. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Resumen en portugués brasileño: As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel essencial na sociedade contemporânea. No Brasil, muitas delas são estatais e, assim, são financiadas diretamente pelo Estado Brasileiro. A gestão e execução orçamentária das universidades estatais brasileiras são monitoradas pelo controle interno de cada IES, pelo controle externo, de responsabilidade do Poder Legislativo com o auxílio dos Tribunais de Contas, e pelo controle social exercido pelos cidadãos. O Tribunal de Contas da União (TCU), como auxiliar do controle externo, estabeleceu, por meio da Decisão no 408/2002, nove indicadores para avaliar o desempenho das Universidades Federais, com foco nos princípios de eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, além de possibilitar o acompanhamento histórico. Com base nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as relações entre o processo de gestão e a avaliação institucional nas universidades federais. A pesquisa é classificada como descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental. Os dados analisados abrangem o período de 2009 a 2022, das 68 Universidades Federais. As análises incluíram estatísticas descritivas, testes de correlação e regressão linear. Os resultados confirmaram as hipóteses de que os investimentos nas instituições, a avaliação dos programas de pós-graduação, a qualificação docente e a taxa de sucesso na graduação impactam positivamente o desempenho acadêmico e a qualidade do ensino superior. Dessa forma, essas boas práticas nos processos de gestão estão diretamente associadas a um melhor desempenho acadêmico, reforçando a importância da governança institucional para a qualidade do ensino superior.
Abstract: Higher Education Institutions (HEIs) play an essential role in contemporary society. In Brazil, many of them are state-owned and, as such, are directly financed by the Brazilian State. The management and budget execution of Brazilian state universities are monitored by the internal control of each HEI, by external control, which is the responsibility of the Legislative Branch with the assistance of the Courts of Auditors, and by social control exercised by citizens. The Federal Court of Auditors (TCU), as an auxiliary of external control, established, through Decision No. 408/2002, nine indicators to evaluate the performance of Federal Universities, focusing on the principles of efficiency, efficacy, effectiveness and economy, in addition to enabling historical monitoring. Based on this context, the objective of this study was to analyze the relationships between the management process and institutional evaluation in federal universities. The research is classified as descriptive, quantitative, bibliographic and documentary. The data analyzed cover the period from 2009 to 2022, of the 68 Federal Universities. The analyses included descriptive statistics, correlation tests, and linear regression. The results confirmed the hypotheses that investments in institutions, evaluation of graduate programs, teacher qualifications, and undergraduate success rates have a positive impact on academic performance and the quality of higher education. Thus, these good practices in management processes are directly associated with better academic performance, reinforcing the importance of institutional governance for the quality of higher education.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78747
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6251885781353682
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-8593-0471
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8799551213988584
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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