Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78747
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCrisóstomo, Vicente Lima-
dc.contributor.authorMenezes, Monalisa Conceição Batista de-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:49:11Z-
dc.date.available2024-11-04T18:49:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMENEZES, Monalisa Conceição Batista. Avaliação institucional: um estudo sobre indicadores de gestão e qualidade nas universidades federais. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78747-
dc.description.abstractHigher Education Institutions (HEIs) play an essential role in contemporary society. In Brazil, many of them are state-owned and, as such, are directly financed by the Brazilian State. The management and budget execution of Brazilian state universities are monitored by the internal control of each HEI, by external control, which is the responsibility of the Legislative Branch with the assistance of the Courts of Auditors, and by social control exercised by citizens. The Federal Court of Auditors (TCU), as an auxiliary of external control, established, through Decision No. 408/2002, nine indicators to evaluate the performance of Federal Universities, focusing on the principles of efficiency, efficacy, effectiveness and economy, in addition to enabling historical monitoring. Based on this context, the objective of this study was to analyze the relationships between the management process and institutional evaluation in federal universities. The research is classified as descriptive, quantitative, bibliographic and documentary. The data analyzed cover the period from 2009 to 2022, of the 68 Federal Universities. The analyses included descriptive statistics, correlation tests, and linear regression. The results confirmed the hypotheses that investments in institutions, evaluation of graduate programs, teacher qualifications, and undergraduate success rates have a positive impact on academic performance and the quality of higher education. Thus, these good practices in management processes are directly associated with better academic performance, reinforcing the importance of institutional governance for the quality of higher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação institucional: um estudo sobre indicadores de gestão e qualidade nas universidades federaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel essencial na sociedade contemporânea. No Brasil, muitas delas são estatais e, assim, são financiadas diretamente pelo Estado Brasileiro. A gestão e execução orçamentária das universidades estatais brasileiras são monitoradas pelo controle interno de cada IES, pelo controle externo, de responsabilidade do Poder Legislativo com o auxílio dos Tribunais de Contas, e pelo controle social exercido pelos cidadãos. O Tribunal de Contas da União (TCU), como auxiliar do controle externo, estabeleceu, por meio da Decisão no 408/2002, nove indicadores para avaliar o desempenho das Universidades Federais, com foco nos princípios de eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, além de possibilitar o acompanhamento histórico. Com base nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as relações entre o processo de gestão e a avaliação institucional nas universidades federais. A pesquisa é classificada como descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental. Os dados analisados abrangem o período de 2009 a 2022, das 68 Universidades Federais. As análises incluíram estatísticas descritivas, testes de correlação e regressão linear. Os resultados confirmaram as hipóteses de que os investimentos nas instituições, a avaliação dos programas de pós-graduação, a qualificação docente e a taxa de sucesso na graduação impactam positivamente o desempenho acadêmico e a qualidade do ensino superior. Dessa forma, essas boas práticas nos processos de gestão estão diretamente associadas a um melhor desempenho acadêmico, reforçando a importância da governança institucional para a qualidade do ensino superior.pt_BR
dc.subject.ptbrUniversidades Federaispt_BR
dc.subject.ptbrIndicadores de Gestãopt_BR
dc.subject.ptbrQualidade do Ensino Superiorpt_BR
dc.subject.enFederal Universitiespt_BR
dc.subject.enManagement Indicatorspt_BR
dc.subject.enQuality of Higher Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6251885781353682pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8593-0471pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8799551213988584pt_BR
local.date.available2024-11-04-
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_mcbmenezes.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.