Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78709
Type: | Dissertação |
Title: | Análise do impacto e contribuição da educação a distância-EAD nos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Machado, Kélvia Mayara Cisne dos Santos |
Advisor: | Rodrigues, Maxweel Veras |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação à distância;Territorialização educional;Transformação social;Política pública;Acesso educacional superior |
Keywords in English : | Distance education;Educational territorialization;Social transformation;Public policy;Higher education access |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | MACHADO, Kélvia Mayara Cisne dos Santos. Análise do impacto e contribuição da educação a distância-EAD nos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal do Ceará. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A contribuição e o impacto da Educação a Distância - EAD vêm desenvolvendo uma missão crucial na expansão da oferta do ensino, democratização e transformação espacial e social através do acesso educacional superior. O entendimento da territorialização educacional, a partir da EAD é primordial no que tange a expansão universitária. A partir da mediação das tecnologias, na superação das barreiras geográficas, unindo instituições ao contexto social, aproximando as pessoas e transformando o contexto local em que se inserem. Tal realidade vem ganhando escopo, principalmente, nas Instituições de Ensino Superior - IES. O estudo propôs analisar o papel da referida modalidade educacional dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC sob o sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. O estudo fundamentou-se desde o entendimento da importância das políticas públicas educacionais voltadas a educação tecnológica, inserida ao contexto de Educação a Distância e territorialização dessa política pública de ensino. Classificado como trabalho qualiquantitativo permitindo o levantamento e qualificação das informações a respeito do assunto. Como resultados, atingiu os objetivos por meio da análise do impacto da UAB/UFC, evidenciou o público atendido por essa política e a expansão do ensino superior pelos polos UAB da UFC, durante os anos de atuação e sua relação com os municípios sedes dos polos, além de analisar a contribuição dessa política pública no estado do Ceará. O estudo evidenciou os locais com vazios institucionais de ensino superior e aplicação metodológica que, a partir da integração da análise espacial, permitiu identificar áreas do território com necessidade e condições de receber políticas de EaD voltadas para ao acesso à educação superior público. |
Abstract: | The contribution and impact of Distance Education - EAD have been developing a crucial mission in the expansion of the teaching offer, democratization and spatial and social transformation through higher educational access. The understanding of educational territorialization, based on EAD, is essential when it comes to university expansion. Based on the mediation of technologies, in overcoming geographical barriers, uniting institutions to the social context, bringing people together and transforming the local context in which they are inserted. This reality has been gaining scope, mainly, in Higher Education Institutions - IES. The study proposed to analyze the role of the aforementioned educational modality of the undergraduate courses of the Federal University of Ceará - UFC under the Open University of Brazil - UAB system. The study was based on the understanding of the importance of public educational policies aimed at technological education, inserted in the context of Distance Education and territorialization of this public education policy. Classified as a qualitative- quantitative work, allowing the collection and qualification of information on the subject. As a result, the objectives were achieved through the analysis of the impact of UAB/UFC, highlighting the public served by this policy and the expansion of higher education by the UAB/UFC centers during the years of operation and its relationship with the cities where the centers are located, in addition to analyzing the contribution of this public policy in the state of Ceará. The study highlighted the locations with institutional gaps in higher education and methodological application that, based on the integration of spatial analysis, allowed the identification of areas of the territory with the need and conditions to receive distance education policies aimed at access to public higher education. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78709 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4988213218106908 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-1999-6832 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0145509726999114 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_kmcsmachado.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.