Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78579
Tipo: | Dissertação |
Título : | Avaliação do aprendizado de novas tecnologias da pessoa idosa durante e após a pandemia |
Autor : | Porto, Julyana Scheridan Vicente da Cruz |
Tutor: | Sousa, Fernando José Pires de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Envelhecimento;Políticas públicas;Novas tecnologias |
Palabras clave en inglés: | Aging;Public politic;New technologies |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | PORTO, Julyana Scheridan Vicente da Cruz. Avaliação do aprendizado de novas tecnologias da pessoa idosa durante e após a pandemia. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho se propõe a avaliar possíveis dificuldades e/ou facilidades no aprendizado de novas tecnologias pelas pessoas idosas de Maracanaú, através de 2 (dois) projetos desenvolvidos no município, durante a Pandemia de COVID 19 e após este período. Os projetos são: o Projeto Seis Ponto Zero (60 anos) e o Projeto Chá Tecnológico e Social, desenvolvidos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (IDEAR), respectivamente. No que concerne aos objetivos específicos, procurou-se conhecer o perfil das pessoas idosas que participam do projeto, compreender a influência do ageísmo, e identificar os benefícios que esses conhecimentos agregaram à vida deles. Quanto à metodologia, a pesquisa configura-se na avaliação em profundidade com metodologia qualitativa, exploratória, descritiva, de campo e bibliográfica. Utilizaram-se entrevistas com perguntas abertas e preenchimento de Formulários Google com perguntas abertas e fechadas, também se recorreu a grupos focais. O levantamento bibliográfico se deu por meio de referências teóricas publicadas, que subsidiaram todas as partes deste estudo. |
Abstract: | This work aims to evaluate possible difficulties and/or ease in learning new technologies by elderly people in Maracanaú, through 2 (two) projects developed in the municipality, during the COVID 19 Pandemic and after this period. The projects are: the Seis Ponto Zero Project (60 years) and the Technological and Social Tea Project, developed at the Elderly Living Center (CCI) and the Institute for Technological and Social Development (IDEAR), respectively. Regarding the specific objectives, we sought to understand the profile of the elderly who participate in the project, understand the influence of ageism, and identify the benefits that this knowledge added to their lives. As for the methodology, the research consists of in depth evaluation with qualitative, exploratory, descriptive, field and bibliographic methodology. Interviews with open questions and filling out Google forms with open and closed questions, and focus groups were also used. The bibliographical survey was carried out through published theoretical references, which supported all parts of this study. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78579 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/0763711526950855 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7986697292459304 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jsvcporto.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.