Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Fernando José Pires de-
dc.contributor.authorPorto, Julyana Scheridan Vicente da Cruz-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:09:50Z-
dc.date.available2024-10-21T18:09:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPORTO, Julyana Scheridan Vicente da Cruz. Avaliação do aprendizado de novas tecnologias da pessoa idosa durante e após a pandemia. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78579-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate possible difficulties and/or ease in learning new technologies by elderly people in Maracanaú, through 2 (two) projects developed in the municipality, during the COVID 19 Pandemic and after this period. The projects are: the Seis Ponto Zero Project (60 years) and the Technological and Social Tea Project, developed at the Elderly Living Center (CCI) and the Institute for Technological and Social Development (IDEAR), respectively. Regarding the specific objectives, we sought to understand the profile of the elderly who participate in the project, understand the influence of ageism, and identify the benefits that this knowledge added to their lives. As for the methodology, the research consists of in depth evaluation with qualitative, exploratory, descriptive, field and bibliographic methodology. Interviews with open questions and filling out Google forms with open and closed questions, and focus groups were also used. The bibliographical survey was carried out through published theoretical references, which supported all parts of this study.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação do aprendizado de novas tecnologias da pessoa idosa durante e após a pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe a avaliar possíveis dificuldades e/ou facilidades no aprendizado de novas tecnologias pelas pessoas idosas de Maracanaú, através de 2 (dois) projetos desenvolvidos no município, durante a Pandemia de COVID 19 e após este período. Os projetos são: o Projeto Seis Ponto Zero (60 anos) e o Projeto Chá Tecnológico e Social, desenvolvidos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (IDEAR), respectivamente. No que concerne aos objetivos específicos, procurou-se conhecer o perfil das pessoas idosas que participam do projeto, compreender a influência do ageísmo, e identificar os benefícios que esses conhecimentos agregaram à vida deles. Quanto à metodologia, a pesquisa configura-se na avaliação em profundidade com metodologia qualitativa, exploratória, descritiva, de campo e bibliográfica. Utilizaram-se entrevistas com perguntas abertas e preenchimento de Formulários Google com perguntas abertas e fechadas, também se recorreu a grupos focais. O levantamento bibliográfico se deu por meio de referências teóricas publicadas, que subsidiaram todas as partes deste estudo.pt_BR
dc.subject.ptbrEnvelhecimentopt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.ptbrNovas tecnologiaspt_BR
dc.subject.enAgingpt_BR
dc.subject.enPublic politicpt_BR
dc.subject.enNew technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0763711526950855pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7986697292459304pt_BR
local.date.available2024-10-21-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_jsvcporto.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.