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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78420
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação do ensino remoto emergencial (ERE) em um curso de medicina durante a pandemia de COVID-19 |
Authors: | Rodrigues, Eduardo André dos Santos |
Advisor: | Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ensino Remoto Emergencial;Tecnologia da Informação;Educação médica |
Keywords in English : | Emergency Remote Teaching;Information Technology;Medical education |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | RODRIGUES, Eduardo André dos Santos. Avaliação do ensino remoto emergencial (ERE) em um curso de medicina durante a Pandemia de Covid-19. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pandemia de COVID-19 desencadeou uma transformação radical no cenário educacional global, impulsionando a adoção em massa do ensino remoto emergencial (ERE). No campo da educação médica, a transição para o ERE representou um desafio particular, dada a natureza prática e intensiva da formação desses profissionais, que tradicionalmente se baseia em atividades presenciais, como aulas práticas, estágios supervisionados e contato direto com pacientes. O objetivo foi compreender os impactos do ERE na formação médica, tendo como estudo de caso a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa buscou avaliar as percepções dos usuários sobre os principais desafios enfrentados por professores e estudantes de medicina durante a transição para o ERE, incluindo acesso às tecnologias computacionais, interatividade entre docentes e discentes durante as aulas síncronas e assíncronas, avaliação do aprendizado e feedback, além de analisar a possibilidade e aplicabilidade das atividades práticas, e como esses fatores impactaram a qualidade do ensino e da aprendizagem. Este estudo e adotou uma abordagem qualitativa, por meio da análise de documentos e da revisão da literatura existente sobre indicadores de avaliação do ERE, que possibilitou a formulação de instrumentos de coleta de dados sobre as percepções de discentes e docentes que participaram em alguma etapa do curso de medicina nesta modalidade. A partir da seleção desses indicadores divididos em quatro eixos de avaliação: acessibilidade, interatividade, avaliação e atividades práticas foram gerados dois instrumentos de coleta de dados, baseados em escala de Likert, múltipla escolha e questões abertas para os públicos discente e docente efetuada entre junho e agosto de 2024. A análise revelou que tanto alunos quanto professores enfrentaram dificuldades com as ferramentas digitais devido à falta de padronização e problemas de acessibilidade. As aulas teóricas no ensino remoto foram consideradas satisfatórias por sua flexibilidade, enquanto as aulas práticas foram vistas como inadequadas ou impraticáveis. A interatividade entre professores e alunos foi prejudicada pelo distanciamento físico, dificultando o acompanhamento do desempenho dos alunos. Embora os objetivos específicos tenham sido atingidos, a mensuração de desempenho precisa ser mais detalhada e com uma amostra discente mais significativa. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic triggered a radical transformation in the global educational landscape, driving the widespread adoption of Emergency Remote Teaching (ERT). In the field of medical education, the transition to ERT posed a particular challenge, given the practical and intensive nature of training these professionals, which traditionally relies on in-person activities such as practical classes, supervised internships, and direct patient contact. The objective was to understand the impacts of ERT on medical education, with the Federal University of Ceará (UFC) School of Medicine as a case study. The research sought to assess user perceptions of the main challenges faced by medical teachers and students during the transition to ERT, including access to computational technologies, interactivity between teachers and students during synchronous and asynchronous classes, learning assessment and feedback, and to analyze the feasibility and applicability of practical activities, and how these factors impacted the quality of teaching and learning. This study adopted a qualitative approach, analyzing documents and reviewing the existing literature on ERT evaluation indicators, which enabled the development of data collection instruments on the perceptions of students and teachers who participated in some stage of the medical course in this modality. Based on the selection of these indicators, divided into four evaluation axes4accessibility, interactivity, assessment, and practical activities4two data collection instruments were generated, using Likert scales, multiple-choice questions, and open-ended questions for both student and teacher audiences carried out between June and August 2024. The analysis revealed that both students and teachers faced difficulties with digital tools due to a lack of standardization and accessibility issues. Theoretical classes in remote teaching were considered satisfactory for their flexibility, while practical classes were seen as inadequate or impractical. Interactivity between teachers and students was hindered by physical distancing, making it difficult to monitor student performance. Although the specific objectives were achieved, the performance measurement needs to be more detailed and with a more significant student sample. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78420 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9441359997238504 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-8199-7935 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5012570076716704 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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