Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393
Tipo: Guia
Título : Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto
Autor : Cunha, Esthela Sá
Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
Grangeiro, Alex Sandro de Moura
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha
Santos, Walberto Silva dos
Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Rodrigues, Haline Maria Parente
Viana, Antônia Beatriz Torres
Pedrosa, Victória Maria Freitas
Silva, Amanda Queiroz
Palabras clave en portugués brasileño: Docentes Educação Básica;Ensino remoto;Educação infantil;Ensino Fundamental e médio;Escala de avaliação
Fecha de publicación : 2023
Citación : CUNHA, Esthela Sá et al. Escala de avaliação do contexto de trabalho docente remoto. Manual. Sobral: LAPPSIE-UFC, 2024. p. 04-17.
Resumen en portugués brasileño: Este manual tem como objetivo apresentar as normas de aplicação e interpretação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente Remoto (EACTDR). A EACTDR é um instrumento que fornece um diagnóstico situacional rápido do contexto de trabalho dos professores quando este é realizado na modalidade remota. A escala é destinada ao público de docentes da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado) e pode ser utilizada por gestores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados. As próximas páginas fornecem instruções claras sobre o construto e sobre a aplicação do instrumento, permitindo que o contexto de trabalho docente seja avaliado de forma precisa e consistente. A construção deste instrumento é uma realização do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos a partir da aplicação da EACTDR poderão orientar gestores e secretarias de educação estaduais e municipais no desenvolvimento de intervenções que impactem positivamente a experiência docente. A escala é uma ferramenta que pode auxiliar a tomada de decisões estratégicas, identificar áreas de melhoria e promover o bem-estar dos professores. Esperamos que a EACTDR possa subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria do contexto laboral dos professores e promoção da qualidade de vida no trabalho.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78393
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-4822-0454
https://orcid.org/0000-0001-9289-845X
https://orcid.org/0000-0001-7668-7978
https://orcid.org/0000-0002-2798-3727
https://orcid.org/0000-0001-6816-0105
https://orcid.org/0000-0003-4896-9024
https://orcid.org/0000-0002-4176-8812
https://orcid.org/0000-0003-3477-2677
https://orcid.org/0000-0002-7467-6973
https://orcid.org/0000-0001-5448-2461
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1818023056598329
http://lattes.cnpq.br/8266089190930601
http://lattes.cnpq.br/9840632174810869
http://lattes.cnpq.br/9066230660650393
http://lattes.cnpq.br/9442664779197832
http://lattes.cnpq.br/9499607786008331
http://lattes.cnpq.br/4666935284170874
http://lattes.cnpq.br/4023698472194359
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
manual_eacdr (3).pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.